Sessão de Relato de Caso


Código

RC091

Área Técnica

Neuroftalmologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro Especializado Oftalmológico Queiroz - CEOQ

Autores

  • MARCOS TADEU TRINDADE FILHO (Interesse Comercial: NÃO)
  • GIOVANNI JUNIO NOGUEIRA MARQUES (Interesse Comercial: NÃO)
  • DANILO BOTELHO FERNANDES (Interesse Comercial: NÃO)

Título

SINDROME DE TOLOSA-HUNT EM CRIANÇA: RELATO DE CASO

Objetivo

Apresentar caso de Síndrome de Tolosa-Hunt (STH) em criança, destacando a importância dos critérios diagnósticos e da resposta ao tratamento.

Relato do Caso

Paciente com 9 anos de idade, sexo feminino, apresentava cefaléia e dor retro-orbitaria moderada em olho direito (OD), sem melhora com uso de analgésicos. Após 1 semana, o quadro evoluiu para diplopia binocular e restrição da motilidade ocular do OD. O exame demonstrava acometimento dos 3º, 4º, 5º e 6º pares cranianos. A acuidade visual estava preservada e não havia alteração dos reflexos pupilares. Diante de um quadro de oftalmoplegia dolorosa foi solicitado um amplo espectro de exames diagnósticos, em especial para doenças inflamatórias e/ ou infeciosas, além de exames de imagem. Os exames diagnósticos estavam todos normais, exceto a ressonância magnética das órbitas que evidenciou assimetria de impregnação pelo contraste nos seios cavernosos, maior à direita. Após ampla investigação e sem evidencias de qualquer patologia associada, a paciente foi diagnosticada com STH e iniciado tratamento com prednisona 1mg/kg/dia evoluindo com melhora parcial em 2 dias e melhora total do quadro após 30 dias do uso do corticóide. Após 3 meses apresentou novo episodio de oftalmoplegia dolorosa a direita, novamente com resposta dramática após uso de corticoide. Vem há 6 meses em acompanhamento desde a ultima crise sem apresentar queixas ou novas recidivas.

Conclusão

A STH é uma causa rara de oftalmoplegia dolorosa e ainda não tem uma causa estabelecida. O 1º episódio geralmente acontece após os 40 anos de idade, mas pode iniciar após os 3 anos, portanto, apesar de incomum, a STH deve ser suspeitado em crianças e adolescentes na presença dos critérios publicados pela International Headache Society em 2004. Importante salientar que este é um diagnóstico de exclusão e faz-se necessário a investigação de outras causas de oftalmoplegia dolorosa em todo caso suspeito de STH. É necessário manter o acompanhamento, observando possíveis diagnósticos diferenciais, mesmo após remissão do quadro.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN