Lazer e Cultura


CITY TOUR EM NATAL

Natal, a capital do Rio Grande do Norte, conhecida como a cidade do sol, desfruta de dias ensolarados durante o ano todo. A cidade se desenvolveu entre o Rio Potengi e o mar e abriga paisagens impressionantes, marcadas pelo contraste entre o mar azul e as dunas cobertas por mata atlântica.

A história de Natal é contada por monumentos como a Fortaleza dos Reis Magos que remete à fundação da cidade, prédios históricos que foram cenário da participação da cidade na 2ª Guerra Mundial até a moderna Arena das Dunas, estádio que foi uma das sedes da Copa do Mundo 2014.

Durante este passeio conheceremos também curiosidades, hábitos e detalhes da cultura natalense, exaltada na obra do historiador Câmara Cascudo e expressa através do artesanato e da rica gastronomia potiguar.

Lazer

O que fazer:

  • Passeio de barco no Rio Potengi, para ter uma vista privilegiada do centro histórico incluindo a Fortaleza dos Reis Magos.
  • Aproveitar o tour panorâmico pelas ruas do centro histórico durante este passeio imperdível em Natal.
  • Visitar as áreas restritas aos atletas na Arena das Dunas, incluindo vestiários, sala de aquecimento e até o gramado verdinho! 
  • Percorrer os quatro andares do Shopping Potiguar de Artesanato e se encantar com as peças de areia colorida, bordados e demais produções artísticas.
  • Experimentar castanhas de caju preparadas de diversas maneiras no Mercado de Ponta Negra.
  • Desfrutar a tarde na Praia de Cotovelo, degustando pratos típicos da culinária local e aproveitando as águas mornas dessa praia encantadora.
Lazer

GENIPABU

Genipabu é uma das praias mais icônicas de Natal. Repleta de dunas e águas calmas e mornas, essa praia se tornou famosa pelos emocionantes passeios de buggy. O vasto parque de dunas surpreende com lagoas que parecem oásis, incluindo o pitoresco passeio de dromedários!

Prepare-se para fazer fotos lindas registrando vários buggys coloridos nas dunas branquinhas, registrar as jangadas voltando das pescarias enquanto aproveita para degustar pratos variados com peixes e crustáceos nas barracas simples a beira mar. Não esqueça de se hidratar com água de coco geladinha e desfrutar de banhos de mar admirando a paisagem exuberante de Genipabu.

Lazer

O que fazer:

  • Visitar o Aquário Natal e conhecer diversas espécies de animais marinhos, aves, macacos entre outros.
  • Realizar o imperdível passeio de buggy pelas dunas de Genipabu.
  • Passear de dromedário pelas dunas.
  • Relaxar à beira mar de Genipabu só aproveitando a paisagem!

LITORAL SUL

O Litoral Sul de Natal é um festival de encantos. Neste roteiro, vamos seguir pela rodovia Rota do Sol, um nome sugestivo que nos guiará aos encantos dessa região. Logo veremos a Barreira do Inferno que é o primeiro centro de lançamento de foguetes da América do Sul e logo após seguiremos para o Maior Cajueiro do mundo. Continuando o passeio, chegamos até a Lagoa de Arituba, que tem uma estrutura voltada para a diversão de toda família e espreguiçadeiras para relaxar em um lindo gramado. Nossa parada principal fica na praia de Camurupim que é famosa pela formação de piscinas naturais, mar de águas calmas e mornas, com excelente estrutura de bar e restaurante para aproveitar o dia com o pé na areia ou se aventurar em passeios de quadriciclo pela região.

Lazer

O que fazer:

  • Visitar o Maior Cajueiro do Mundo e ver do mirante a copa da árvore que já ocupa uma área de mais de 8.000 m².
  • Aproveitar para tomar banho na lagoa de Arituba, andar de pedalinho, caiaque, ou se aventurar na tirolesa.
  • Aproveitar o melhor da praia de Camurupim em relaxantes banhos de mar.
  • Pilote quadriciclos nas incríveis trilhas da região;
  • Provar da culinária regional e sucos e drinks com frutas regionais.

MARACAJAÚ COM LANCHA

Maracajaú fica localizada a 70 km de Natal e seu principal atrativo são os mergulhos nos parrachos. Estas formações de arrecifes de 15 km de extensão e cerca de 3 m de profundidade fica a 7 km da praia são uma área de proteção ambiental de águas cristalinas onde é possível ver de perto vários peixinhos e corais coloridos.

Para chegar aos parrachos, utilizamos lanchas até um flutuante fixo em alto mar que oferece infraestrutura para a realização do mergulho de snorkel ou cilindro. Instrutores auxiliam os visitantes e aqueles que irão realizar o primeiro mergulho.

A praia é praticamente intocada pela urbanização, deixando que a beleza natural do local maravilhe os visitantes e a abundante vida marinha nos corais encantam adultos e crianças tornando Maracajaú um passeio inesquecível!

Lazer

O que fazer:

  • Mergulhar de snorkel ou cilindro nos parrachos.
  • Descobrir outras paisagens lindas da região em passeios de buggy ou pilotando quadriciclos.
  • Fazer várias fotos subaquáticas com peixinhos e corais coloridos.
Lazer

PIPA

Pipa é um complexo de praias localizado no município de Tibau do Sul, a cerca de 1h de Natal. A região, que é uma das maiores atrações do litoral do Rio Grande do Norte, impressiona pela beleza das paisagens. Falésias avermelhadas, areia clarinha, o verde da mata atlântica e o mar azul morninho se combinam no cenário inacreditável da Praia do Madeiro, considerada uma das mais bonitas do Brasil e se estendem pelas demais praias da região.

A visita ao Chapadão é obrigatória! As falésias vermelhas formam um cenário incrível em contraste com o mar e são um mirante natural de onde se tem uma vista panorâmica inesquecível da Praia do Amor, que recebeu esse nome devido a formação de um coração na enseada durante a maré baixa.

Destino de surfistas e turistas de diversos países, Pipa se consolidou como um dos lugares mais procurados do estado e possui uma excelente estrutura de hotéis e pousadas. O vilarejo também é conhecido pela excelente gastronomia e vários restaurantes charmosos que servem pratos típicos de várias regiões do mundo.

Toda esta combinação de cores e sabores faz de Pipa um roteiro imperdível!

Lazer

O que fazer:

  • Aproveitar a Praia do Madeiro para banhos de mar e se hidratar com sucos de frutas tropicais. O acesso à praia só é possível por escadas, mas o esforço vale a pena!
  • Observar atentamente o mar na Baía dos Golfinhos aguardando a aparição dos bichinhos que dão o nome a esta praia.
  • Visitar o Chapadão e degustar um pouco da culinária regional aproveitando a vista privilegiada.
  • Tomar banho nas piscinas naturais que se forma na praia do Amor durante a maré baixa.
  • Passear na rua principal do vilarejo de Pipa descobrindo as diversas lojinhas coloridas e charmosas da região.

FORRÓ COM TURISTA - NATAL BY NIGHT

Toda quinta-feira, desde 1987, se escuta o som da sanfona e da zabumba no Centro de Turismo de Natal. O Forró com turista é um show do típico forró pé de serra. O xote, o xaxado e o baião também aparecem na festa e o repentista encanta a todos com seus versos e rimas. Se não sabe dançar, não tem problema: bailarinos estão por lá para ajudar todo mundo a se arriscar nos passos do forró. Não vale ficar sentado e com vergonha: a festa é para todo mundo dançar e participar até da quadrilha improvisada.

O Forró acontece no prédio histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico chamado Centro de Turismo de Natal, que já sediou um presídio da cidade e hoje as antigas celas são ocupadas por diversas peças artesanais e uma galeria de arte. Durante o espetáculo algumas lojas ficam abertas e o restaurante oferece serviço de bar e o melhor da culinária regional e contemporânea. 

Lazer

O que fazer:

  • Dançar forró, xote, xaxado e baião. Não vale ficar parado!
  • Descobrir mais passos de forró com os dançarinos da casa.
  • Aprender o que significa “alavantu e anarriê” durante a quadrilha improvisada.
  • Contemplar a vista panorâmica das praias urbanas de Natal direto dos janelões do restaurante.
Lazer

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

28 a 31 de agosto de 2021 | Natal/RN