Sessão de Relato de Caso


Código

RC176

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto Benjamin Constant

Autores

  • ANA PAULA SIMOES CAVALCANTE (Interesse Comercial: NÃO)
  • EDUARDO MORIZOT (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MACROVASO DE COROIDE: RELATO DE CASO

Objetivo

Descrever um caso de uma paciente atendida em nosso serviço, diagnosticada com Macrovaso de coróide unilateral, um achado raro e subdiagnosticado.

Relato do Caso

Paciente 75 anos, feminina, parda, natural do Rio de Janeiro, Brasil. Encaminhada para investigação de baixa visão no Departamento de Oftalmologia do Instituto Benjamin Constant, RJ. A paciente relatou diminuição da acuidade visual progressiva em ambos os olhos, pior no olho esquerdo, há 10 anos. Antecedentes pessoais de hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e glaucoma. Antecedentes familiares sem dados relevantes. Ao exame oftalmológico: Acuidade visual sem correção do olho direito (OD): 20/125 e olho esquerdo (OE): <20/400. Refração: OD: -1,75, -0,75 X 90 graus e OE: -0,75, -2,25 X 90 graus. A acuidade visual com correção do OD: 20/125 e OE: <20/400. O potencial de acuidade macular (PAM): OD: 20/20 e OE: 20/70 com trocas. A biomicroscopia do segmento anterior: olho direito catarata nuclear 2+/4+, cortical anterior 2+/4+ e subcapsular posterior 2+/4+ e no olho esquerdo apresentava pterígio nasal grau I, catarata nuclear 2+/4+ e subcapsular posterior 2+/4+. A pressão intraocular no OD:12 mmHg e OE: 13 mmHg. Ao exame do fundo de olho: OD: Disco óptico regular, escavação 0,65 x 0,65, mácula livre, retina aplicada, vasos sem alterações e no OE: disco óptico regular, escavação 0,65 x 0,65, atrofia macular, presença de macrovaso coroidal em região macular estendendo-se para região temporal inferior, retina aplicada. Foi realizado tomografia de coerência óptica (EDI-OCT) que confirmou o diagnóstico.

Conclusão

O Macrovaso de coróide é uma condição rara, subdiagnosticada, descrita pela primeira vez em 2011, que consiste em um vaso da coróide de diâmetro maior e tortuoso, cuja patogênese é desconhecida. Ele acomete predominantemente mulheres brancas, de meia a idade avançada. O diagnóstico diferencial é com infecções parasitárias, neoplasias vasculares de coróide, anastomose retinocoroidal e coroidopatias inflamatórias.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN