Sessão de Relato de Caso


Código

RC075

Área Técnica

Neuroftalmologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: CEOQ

Autores

  • JULIANE SOARES BOA MORTE (Interesse Comercial: NÃO)
  • GIOVANNI JÚNIO NOGUEIRA MARQUES (Interesse Comercial: NÃO)
  • DANILO BOTELHO FERNANDES (Interesse Comercial: NÃO)

Título

NEURITE OPTICA COMO COMPLICAÇAO DA COVID19: UM RELATO DE CASO

Objetivo

A COVID 19 já foi relacionada com diversas outras doenças não necessariamente respiratórias. Seu diagnostico vem sendo associado com múltiplas alterações, inclusive nas estruturas oculares, como no nervo óptico. Sendo assim, o objetivo deste artigo é reportar um caso de neurite óptica causada pela COVID-19, associação até então pouco relatada na literatura.

Relato do Caso

Paciente de 37 anos, procurou atendimento oftalmológico no dia 30/11/20 devido à baixa visual subaguda e dor a movimentação ocular no olho direito (OD) há 7 dias. O exame oftalmológico do OD apresentava acuidade visual de 20/40 e defeito aferente relativo pupilar de 3+/4+. A biomicroscopia não mostrava alterações e ao exame de fundo de olho se evidenciava hiperemia leve difusa do disco, com borramento das margens em OD. O olho esquerdo (OE) tinha uma acuidade visual de 20/20 e exame sem alterações. Na ocasião a paciente informou que 10 dias antes da baixa visual apresentou sintomas respiratórios e RT PCR positivo para COVID 19. No momento da consulta oftalmológica já estava sem sintomas respiratórios. Paciente realizou OCT do nervo, retinografia e campimetria. Foi solicitado RNM de crânio e órbitas e sorologias para afastar causas infecciosas e/ou inflamatórias. E também sorologia para COVID. A sorologia IgG para COVID veio positiva, enquanto todas as outras sorologias de triagem se encontravam negativas. Os exames de RNM não veio com alterações. Em conjunto com a paciente, foi optado, pela observação do quadro, sem a realização da pulsoterapia com corticoide. Após 90 dias de acompanhamento a paciente tinha uma acuidade de 20/20 no OD, leve palidez do disco e diminuição da espessura da camada de fibras nervosas peri papilar (CFNR).

Conclusão

A COVID-19 é uma doença que pode apresentar diversas patologias associadas, entre as quais a neurite óptica. Este diagnostico secundário a COVID 19 tem grande importância tanto pelo potencial de perda visual associado as neuropatias quanto pela necessidade de diagnóstico diferencial com Esclerose Múltipla ou com a Neuromielite óptica.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN