Código
RC075
Área Técnica
Neuroftalmologia
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: CEOQ
Autores
- JULIANE SOARES BOA MORTE (Interesse Comercial: NÃO)
- GIOVANNI JÚNIO NOGUEIRA MARQUES (Interesse Comercial: NÃO)
- DANILO BOTELHO FERNANDES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
NEURITE OPTICA COMO COMPLICAÇAO DA COVID19: UM RELATO DE CASO
Objetivo
A COVID 19 já foi relacionada com diversas outras doenças não necessariamente respiratórias. Seu diagnostico vem sendo associado com múltiplas alterações, inclusive nas estruturas oculares, como no nervo óptico. Sendo assim, o objetivo deste artigo é reportar um caso de neurite óptica causada pela COVID-19, associação até então pouco relatada na literatura.
Relato do Caso
Paciente de 37 anos, procurou atendimento oftalmológico no dia 30/11/20 devido à baixa visual subaguda e dor a movimentação ocular no olho direito (OD) há 7 dias. O exame oftalmológico do OD apresentava acuidade visual de 20/40 e defeito aferente relativo pupilar de 3+/4+. A biomicroscopia não mostrava alterações e ao exame de fundo de olho se evidenciava hiperemia leve difusa do disco, com borramento das margens em OD. O olho esquerdo (OE) tinha uma acuidade visual de 20/20 e exame sem alterações. Na ocasião a paciente informou que 10 dias antes da baixa visual apresentou sintomas respiratórios e RT PCR positivo para COVID 19. No momento da consulta oftalmológica já estava sem sintomas respiratórios. Paciente realizou OCT do nervo, retinografia e campimetria. Foi solicitado RNM de crânio e órbitas e sorologias para afastar causas infecciosas e/ou inflamatórias. E também sorologia para COVID. A sorologia IgG para COVID veio positiva, enquanto todas as outras sorologias de triagem se encontravam negativas. Os exames de RNM não veio com alterações. Em conjunto com a paciente, foi optado, pela observação do quadro, sem a realização da pulsoterapia com corticoide. Após 90 dias de acompanhamento a paciente tinha uma acuidade de 20/20 no OD, leve palidez do disco e diminuição da espessura da camada de fibras nervosas peri papilar (CFNR).
Conclusão
A COVID-19 é uma doença que pode apresentar diversas patologias associadas, entre as quais a neurite óptica. Este diagnostico secundário a COVID 19 tem grande importância tanto pelo potencial de perda visual associado as neuropatias quanto pela necessidade de diagnóstico diferencial com Esclerose Múltipla ou com a Neuromielite óptica.