Código
P07
Área Técnica
Catarata
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
Autores
- NEILZO NUNES OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- NAYARA GOMES NUNES OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- DARLENE MARA DOS SANTOS TAVARES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
USO DA MODELAGEM DE EQUAÇOES ESTRUTURAIS NA COMPREENSAO DA INCAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS COM CATARATA AUTORREFERIDA
Objetivo
Verificar as associações diretas e indiretas entre variáveis sociodemográficas, biopsicossociais e comportamentais com a incapacidade funcional de idosos com catarata autorreferida.
Método
Estudo transversal realizado entre 260 idosos com catarata autorreferida e residentes na área urbana de uma Microrregião de Saúde de Minas Gerais. Os dados foram coletados nos domicílios mediante a aplicação de instrumentos validados no Brasil. Procedeu-se a análise de trajetórias (p<0,05). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos.
Resultado
O declínio funcional ocorreu de forma hierárquica. O pior desempenho físico associou-se diretamente à maior incapacidade funcional para as atividades básicas (p=0,003), instrumentais (p<0,001) e avançadas (p=0,003) da vida diária. A inatividade física esteve associada diretamente à maior incapacidade funcional para as atividades instrumentais (p<0,001) e avançadas (p<0,001). A menor escolaridade (p=0,020), o maior número de sintomas depressivos (p<0,001) e o menor escore de apoio social (p<0,001) associaram-se diretamente à maior incapacidade funcional para as atividades avançadas, tal como a maior idade (p=0,001) para as instrumentais. Também se observaram associações indiretas entre o sexo feminino e a maior incapacidade funcional para as três atividades da vida diária mediadas pelo pior desempenho físico.
Conclusão
Os idosos com catarata autorreferida apresentaram comprometimento da capacidade funcional relacionado à idade mais avançada, à baixa escolaridade, ao pior desempenho físico, à inatividade física, à presença de sintomas depressivos e ao menor nível de apoio social. Os achados contribuem para a atenção à saúde do idoso com catarata, visto que evidenciaram as variáveis associadas direta e indiretamente à incapacidade funcional, aspectos ainda não descritos na literatura científica.