Código
RC226
Área Técnica
Uveites / AIDS
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Pontifícia Universidade Católica de Campinas - (PUCC)
Autores
- FELIPE BELUCIO DE SOUZA (Interesse Comercial: NÃO)
- ANDRÉ LUÍS AYRES DA FONSÊNCA (Interesse Comercial: NÃO)
- CATHERINE PANCINI REZENDE (Interesse Comercial: NÃO)
Título
EFEITO DO USO COMBINADO DE AFLIBERCEPT INTRAVITREO E DE PREDNISONA ORAL NA COROIDOPATIA PUNTATA INTERNA COM MEMBRANA NEOVASCULAR DE COROIDE RECORRENTE.
Objetivo
AVALIAR O EFEITO CURTO E INTERMEDIÁRIO DA TERAPIA COMBINADA COM AFLIBERCEPT INTRAVÍTREO E PREDNISONA ORAL NA RECORRÊNCIA DE MEMBRANA NEOVASCULAR DE COROIDE EM UMA PACIENTE JOVEM.
Relato do Caso
A PACIENTE APRESENTA DIAGNÓSTICO DE COROIDOPATIA PUNTATA INTERNA UNILATERAL E HISTÓRIA DE TRÊS EPISÓDIOS DE ATIVAÇÃO DA MEMBRANA NEOVASCULAR DE COROIDE. PACIENTE RECEBEU, ENTÃO, 2 INJEÇÕES INTRAVÍTREAS DE AFLIBERCEPT NO INTERVALO DE 4 SEMANAS E PREDNISONA ORAL (0,5 MG / KG POR DIA, INICIALMENTE, POR 21 DIAS; DEPOIS, REALIZADO DESMAME DE 10 MG A CADA 7 DIAS). MELHOR ACUIDADE VISUAL CORRIGIDA (MAVC), BIOMICROSCOPIA DE FUNDO, ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA, TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCT) E ANGIOTOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA (OCTA) FORAM REALIZADAS NOS DIAS 0, 60 E 180. NO DIA INICIAL 0, A MAVC DO OLHO DIREITO FOI 0,25; EXTRAVASAMENTO FOVEAL HIPERFLUORESCENTE FOI DETECTADO NA ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA, DEPÓSITO HIPERREFLETIVO SUBRETINIANO E DESCOLAMENTO DO EPITÉLIO PIGMENTADO DA RETINA FORAM DETECTADOS NO OCT, E NEOVASCULARIZAÇÃO DE CORÓIDE FOI DETECTADA NO OCTA. NO DIA 60, A MAVC DO OLHO DIREITO ERA 0,8 E NENHUMA ANORMALIDADE FOI VISTA NA ANGIOFLUORESCEINOGRAFIA, OCT E OCTA. OS RESULTADOS FORAM MANTIDOS NO DIA 180.
Conclusão
O TRATAMENTO COMBINADO COM AFLIBERCEPT INTRAVÍTREO E CORTICOSTEROIDE ORAL RESULTOU EM INATIVAÇÃO DA MEMBRANA NEOVASCULAR DE COROIDE APÓS 60 E 180 DIAS DO INÍCIO DO TRATAMENTO.