Sessão de Relato de Caso


Código

RC057

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Autores

  • WILLIAM BIGLIARDI ZIBETTI (Interesse Comercial: NÃO)
  • MAIARA VENDRAMIN PEZZOLATTO (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARCELO VELLOSO FABRIS (Interesse Comercial: NÃO)

Título

TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA NO DIAGNOSTICO DE FECHAMENTO ANGULAR AGUDO E ESTRIAS MACULARES INDUZIDAS POR TOPIRAMATO.

Objetivo

Demonstrar a relevância do uso da tomografia de coerência óptica (OCT) como complemento diagnóstico em casos de glaucoma agudo de ângulo fechado induzido por topiramato, e sua apresentação no exame.

Relato do Caso

Paciente do sexo feminino, 38 anos, com queixa de diminuição da acuidade visual bilateral e cefaleia, cinco dias após iniciar topiramato como profilaxia para enxaqueca. Ao exame, apresentava acuidade visual corrigida de 20/50 em ambos os olhos, com refração dinâmica de -4,00 dioptrias esféricas (DE) em olho direito (OD), e -5,00 DE em olho esquerdo (OE); a pressão intraocular (PIO) era de 42mmHg em OD e 44mmHg em OE; OCT de segmento anterior demonstrou anteriorização do diafragma irido-cristaliniano e consequente estreitamento da câmara anterior com fechamento angular; OCT de mácula evidenciou estrias maculares. Foi realizado tratamento hipotensor e descontinuada a medicação, com paciente apresentando, na semana seguinte, resolução do fechamento angular, regularização da PIO e emetropização.

Conclusão

Sabe-se que o uso de topiramato pode desencadear um quadro de fechamento angular agudo. Tal medicação está associada à ocorrência de efusão uveal e edema do corpo ciliar. Consequentemente, há o deslocamento anterior do diafragma irido-cristaliniano e espessamento do cristalino pelo relaxamento zonular, levando ao estreitamento da câmara anterior. Diferentemente do fechamento angular primário, este quadro não se inicia a partir de um bloqueio pupilar. Este entendimento é importante para o adequado manejo do processo. Portanto, além de auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento do caso, a OCT torna-se importante para a compreensão do processo patológico. Poucos trabalhos publicados até o momento documentaram conjuntamente alterações de segmento anterior e posterior, entre eles, um achado infrequente como as estrias maculares. Demonstramos com este relato as evidências complementares que a OCT pode fornecer associadas aos achados clínicos desta condição.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN