Sessão de Relato de Caso


Código

RC215

Área Técnica

Trauma Ocular

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Estadual de Londrina

Autores

  • THALIA MACARIS (Interesse Comercial: NÃO)
  • HELOISA HUNING (Interesse Comercial: NÃO)
  • GERSON JORGE LOPES (Interesse Comercial: NÃO)

Título

BLEFARORRAFIA AJUSTAVEL NO TRATAMENTO DE LUXAÇAO OCULAR TRAUMATICA POR ACIDENTE DE TRABALHO

Objetivo

Relatar um caso de trauma orbito-ocular com luxação parcial do globo ocular associado à hemorragia conjuntival e quemose, conduzido com cantotomia, cantólise e blefarorrafia ajustável.

Relato do Caso

Paciente masculino, 43 anos, encaminhado ao Hospital Universitário de Londrina devido trauma direto em região frontal e ocular direita com objeto corto-contundente (lixadeira). Apresentava ferimento corto contuso em região frontal, superciliar e pálpebral superior, além de, hifema total, hiposfagma, quemose importante e luxação anterior do globo ocular direito com ausência de oclusão palpebral; sem percepção luminosa. A tomografia computadorizada revelou fraturas alinhadas de ossos frontal e maxilar, avaliadas pela equipe de cirurgia bucomaxilofacial e neurocirurgia, mantendo conduta conservadora. Também observado globo íntegro, hemorragia intraocular, deslocamento anterior do globo ocular direito, hematoma retro orbitário e hemossinus maxilar à direita. Diante do quadro da luxação ocular e exposição corneana total, optou-se pela realização de cantotomia, cantólise, sutura da pálpebra superior e blefarorrafia ajustável com rédeas oculares e reparo de silicone. Realizado tração das rédeas palpebrais diariamente, conforme a posteriorização do globo e curativo com câmara úmida. No 6º dia após a abordagem, o fechamento palpebral estava completo, com resolução da luxação do globo e melhora significativa da quemose. A biomicroscopia do 12º dia de pós-operatório, apresentava conjuntiva e córnea transparentes, ausência de quemose e câmara anterior ampla.

Conclusão

A blefarorrafia ajustável com rédeas tem se mostrado eficaz em casos de luxação do globo ocular, agindo na aproximação das margens palpebrais, na redução da quemose e no retorno do globo à órbita, assim como na proteção da superfície corneana. Apesar do prognóstico visual reservado, o procedimento cooperou para a manutenção do globo íntegro e restauração da anatomia original.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN