Código
RC215
Área Técnica
Trauma Ocular
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Estadual de Londrina
Autores
- THALIA MACARIS (Interesse Comercial: NÃO)
- HELOISA HUNING (Interesse Comercial: NÃO)
- GERSON JORGE LOPES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
BLEFARORRAFIA AJUSTAVEL NO TRATAMENTO DE LUXAÇAO OCULAR TRAUMATICA POR ACIDENTE DE TRABALHO
Objetivo
Relatar um caso de trauma orbito-ocular com luxação parcial do globo ocular associado à hemorragia conjuntival e quemose, conduzido com cantotomia, cantólise e blefarorrafia ajustável.
Relato do Caso
Paciente masculino, 43 anos, encaminhado ao Hospital Universitário de Londrina devido trauma direto em região frontal e ocular direita com objeto corto-contundente (lixadeira). Apresentava ferimento corto contuso em região frontal, superciliar e pálpebral superior, além de, hifema total, hiposfagma, quemose importante e luxação anterior do globo ocular direito com ausência de oclusão palpebral; sem percepção luminosa. A tomografia computadorizada revelou fraturas alinhadas de ossos frontal e maxilar, avaliadas pela equipe de cirurgia bucomaxilofacial e neurocirurgia, mantendo conduta conservadora. Também observado globo íntegro, hemorragia intraocular, deslocamento anterior do globo ocular direito, hematoma retro orbitário e hemossinus maxilar à direita. Diante do quadro da luxação ocular e exposição corneana total, optou-se pela realização de cantotomia, cantólise, sutura da pálpebra superior e blefarorrafia ajustável com rédeas oculares e reparo de silicone. Realizado tração das rédeas palpebrais diariamente, conforme a posteriorização do globo e curativo com câmara úmida. No 6º dia após a abordagem, o fechamento palpebral estava completo, com resolução da luxação do globo e melhora significativa da quemose. A biomicroscopia do 12º dia de pós-operatório, apresentava conjuntiva e córnea transparentes, ausência de quemose e câmara anterior ampla.
Conclusão
A blefarorrafia ajustável com rédeas tem se mostrado eficaz em casos de luxação do globo ocular, agindo na aproximação das margens palpebrais, na redução da quemose e no retorno do globo à órbita, assim como na proteção da superfície corneana. Apesar do prognóstico visual reservado, o procedimento cooperou para a manutenção do globo íntegro e restauração da anatomia original.