Sessão de Relato de Caso


Código

RC195

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto Penido Burnier

Autores

  • LUIS FELIPE CANOVA OGLIARI (Interesse Comercial: NÃO)
  • THIAGO FILGUEIRAS (Interesse Comercial: NÃO)
  • MÁRCIO A. NOGUEIRA COSTA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

RETINOPATIA DA RADIAÇAO DE APRESENTAÇAO TARDIA – RELATO DE DOIS CASOS.

Objetivo

Relatar o surgimento de complicações retinianas tardias, em dois pacientes, devido ao uso de radiação em tratamento oncológico primário.

Relato do Caso

CASO 1:Feminino, 34 anos, com histórico de Linfoma de Células B em SNC tratado com radioterapia externa (30Gy-30sessões). Queixava-se de piora da acuidade visual em olho esquerdo há 3 meses. Ao exame apresentava acuidade visual em olho direito de 20/30 e em olho esquerdo de 20/100, com exudatos duros e pontos de microhemorragias maculares na fundoscopia de olho esquerdo. OCT macular: aumento da espessura retinana, presença de líquido intra e sub-retinianio, sugestivo de edema macular. AGF: presença de hiperfluorescência em área papilar e em área macular. Com a hipótese diagnóstica de retinopatia da radiação foi optado pelo tratamento com injeções de Anti-VEGF em OE. CASO2: Feminino, 36 anos, queixa de baixa acuidade visual em olho esquerdo há 5 meses e histórico de melanoma de coroide em olho esquerdo tratada com placa de Braquiterapia (Iodo-125) há 12 anos. Ao exame apresentava acuidade visual de 20/20 em olho direito e 20/150 em olho esquerdo. Fundoscopia de olho esquerdo com microhemorragias e exudatos em área macular, atrofia do EPR em arcada temporal superior (sítio do melonoma de coróide), marcas de laser periféricas. OCT macular: espessamento da retina com espaços císticos intrarretinianos sugestivos de edema macular. Com o diagnóstico de retinopatia da radiação de apresentação tardia, foram realizadas injeções IV de Anti-VEGF em OE. Ambos os pacientes apresentaram redução do edema macular, com melhora parcial da AV.

Conclusão

A maioria dos casos de retinopatia da radiação se manifesta, em media, ao longo dos três primeiros anos após o tratamento. Neste caso, tivemos apresentações tardias da Retinopatia da Radiação, com aparecimento de lesões retinianas após cerca de 10 anos do tratamento primário. Destacamos a importância do acompanhamento clínico e oftalmológico contínuo de todos os pacientes oncológicos tratados com radiação, seja por braquiterapia ou radioterapia externa.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN