Sessão de Relato de Caso


Código

P13

Área Técnica

Doenças Sistêmicas

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Autores

  • STEPHANIE LEITE PESSOA DE ATHAYDE REGUEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Marcelo Victor Ferreira Gurgel (Interesse Comercial: NÃO)
  • Maria Isabel Bezerra Monteiro (Interesse Comercial: NÃO)
  • Rodrigo Almeida Vieira Santos (Interesse Comercial: NÃO)

Título

CONJUNTIVITE COMO PRINCIPAL DOENÇA OCULAR EM PACIENTES COM COVID-19: UMA REVISAO SISTEMATICA

Objetivo

Pretende-se analisar as afecções oculares, sua prevalência em pacientes com COVID-19, destacando a conjuntivite como principal complicação e a eficácia do teste PCR conjuntival na detecção do RNA viral.

Método

Realizamos busca no PubMed, LILACS, Scielo e BVS em setembro de 2020. Incluímos estudos retrospectivos (estudos transversais, estudos de caso-controle, séries de casos, relatos de casos) e estudos prospectivos, em inglês, português ou espanhol, totalmente relatados, com pacientes de idade igual ou superior a 18 anos. Apresentamos os resultados de estudos que demonstram a prevalência de sintomas oculares, com destaque a conjuntivite, em pacientes com COVID-19. A triagem de artigos e a extração de dados foram conduzidas em duplicata por 2 revisores independentes com a capacidade de resolver conflitos com o autor supervisor.

Resultado

Trinta e um artigos (2.246 pacientes) foram analisados para a presença e/ ou prevalência de sintomas oculares associados ao COVID-19. No geral, 402 pacientes (17,89%) com coronavírus apresentaram alguma manifestação ocular, que precedeu ou acompanhou outros sintomas. A oftalmopatia mais frequente foi conjuntivite, presente em 225 pacientes (55,97 % dos pacientes com sintomas oculares). Outras condições relatadas foram conjuntivite hemorrágica pseudomembranosa, obstrução do ducto lacrimal comum e síndrome do olho seco. Dezesseis estudos (253 pacientes) apresentaram dados referentes ao teste de PCR conjuntival, sendo que apenas 21 pacientes (8,3%) testaram positivo para o coronavírus neste exame.

Conclusão

A COVID-19 pode causar afecções oculares importantes que, apesar de raras, devem ser consideradas pelos médicos. Além da conjuntivite, outros sintomas oculares foram descritos, necessitando adequado manejo. Evidenciou-se que o PCR pode detectar o RNA viral em secreções conjuntivais, apesar de baixa sensibilidade, indicando que a COVID-19 pode ser transmitida por secreções lacrimais e oculares, demonstrando a importância da utilização de óculos de proteção na linha de frente.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN