Código
RC033
Área Técnica
Doenças Sistêmicas
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto
Autores
- AMANDA ALEXIA RODRIGUES VIEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- LETICIA DE OLIVEIRA AUDI (Interesse Comercial: NÃO)
- FRANCYNE VEIGA REIS CYRINO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
RETINOPATIA PURTSCHER-LIKE COMO PRIMEIRA MANIFESTAÇAO DO LUPUS ERITEMATOSO SISTEMICO
Objetivo
Relatar um caso atípico de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) com manifestação inicial de vasculite retiniana oclusiva severa em paciente jovem.
Relato do Caso
Paciente do sexo feminino, 22 anos, com queixa de baixa acuidade visual (BAV) progressiva em ambos os olhos (AO) há 02 meses, pior em olho esquerdo, associado a artralgia ocasional em mãos e ombros, iniciada no mesmo período. Ao exame oftalmológico, acuidade visual corrigida em olho direito de 0,15 e em olho esquerdo de 0,05; biomicroscopia de segmento anterior sem alterações; pressão intraocular de 10mmHg em AO. Fundoscopia AO: sinais de vasculite obstrutiva na periferia compatível com retinopatia Purtscher-like (Figura 1). À angiofluoresceinografia (Figuras 2 e 3), notam-se áreas de má perfusão em região macular e média periferia de AO, e hiperfluorescência por extravasamento vascular na periferia. Tomografia de coerência óptica, sem sinais de edema macular em AO. Avaliada em conjunto com Reumatologia e iniciado terapia imunossupressora, sendo confirmada hipótese diagnostica de LES, após exclusão de causas infecciosas tais como tuberculose e sífilis. Realizado pulsoterapia com metilprednisolona com melhora da acuidade visual para 0,4 em olho direito e 0,25 em olho esquerdo.
Conclusão
LES é uma doença autoimune severa, que pode cursar com acometimento ocular, manifestando-se como olho seco, conjuntivite, episclerite ou esclerite, coroidite, neurite ou vasculite. A retinopatia Purtscher-like é a forma mais severa e rara de acometimento retiniano e se deve a vaso-oclusão, cursando com exsudatos algodonosos, hemorragias retinianas, edema macular, edema de disco óptico. Pode estar presente em condições como LES, pancreatite aguda, doenças do colágeno, insuficiência renal e mieloma múltiplo. Neste caso, destaca-se a abertura do quadro sistêmico com acometimento oftalmológico severo, o que é incomum como primeira manifestação do LES. Vale salientar a importância do diagnóstico e tratamento precoces a fim de diminuir a morbidade sistêmica causada pela doença.