Código
RC094
Área Técnica
Oculoplástica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto de Olhos Ciências Médicas
Autores
- AMANDA CAMPOS FRANCO (Interesse Comercial: NÃO)
- Laura Silva Reis (Interesse Comercial: NÃO)
- Carolina Miranda Hannas (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CARCINOMA ESPINOCELULAR CONJUNTIVAL AGRESSIVO EM PACIENTE IMUNOSSUPRIMIDA.
Objetivo
Relatar caso de carcinoma espinocelular (CEC) de crescimento rápido e não responsivo à exérese e à quimioterapia tópica.
Relato do Caso
Feminina, 51 anos, transplantada renal em uso de ciclosporina, encaminhada à plástica ocular por tumoração em conjuntiva inferior de olho esquerdo (OE), com crescimento rápido e progressivo. Realizada biópsia excisional de urgência, a análise anatomopatológica revelou CEC invasor de conjuntiva com margem comprometida e foi iniciado tratamento tópico com interferon alfa 2 B 1000000 unidades 6/6 horas. Após um mês de uso correto e contínuo do interferon, paciente retorna com recidiva do quadro. Foi realizada nova biópsia excisional e solicitada biomicroscopia ultrassônica (UBM), que descartou invasão escleral. A tomografia de crânio e órbitas foi solicitada com urgência, mas devido ao transplante renal, não foi realizado de imediato. O interferon foi mantido e a paciente manteve acompanhamento quinzenal em nosso ambulatório. Após 1 mês, houve recorrência da lesão em região temporal inferior. Optou-se, então, pelo tratamento com mitomicina 0,04% de 6/6 horas, contínuo durante 14 dias e intervalo de 14 dias. Após 2 ciclos de mitomicina, observou-se estabilização no crescimento do tumor, porém com linfonodomegalia pré-auricular à esquerda palpável. Nova UBM foi realizada, sem invasão corneana ou escleral. A tomografia de crânio e órbitas, no entanto, revelou acometimento do músculo reto inferior à esquerda. Paciente foi encaminhada para comissão de oncologia pela forte suspeita de metástase e acometimento de parótida. Após 5 meses da primeira consulta no departamento de plástica, paciente segue em acompanhamento quinzenal, aguardando os resultados da TC de pescoço e cirurgia de esvaziamento linfonodal da cadeia cervical para estadiamento.
Conclusão
Sabe-se que o CEC pode ser mais agressivo e invasivo em pacientes imunossuprimidos, muitas vezes exigindo uma terapia de enucleação ou exenteração do olho acometido.