Sessão de Relato de Caso


Código

RC004

Área Técnica

Catarata

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Santo Amaro

Autores

  • KAUÊ MARQUES FERREIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Mariana Salgado Carvalho (Interesse Comercial: NÃO)
  • Luiz Formentin (Interesse Comercial: NÃO)

Título

Deslocamento espontâneo do núcleo do cristalino para a câmara anterior.

Objetivo

Relatar um caso de ruptura espontânea da cápsula anterior do cristalino e deslocamento do núcleo para câmara anterior (CA), sem história de trauma ocular.

Relato do Caso

Mulher, 79 anos, branca. Queixa: dor e hiperemia em olho esquerdo (OE) há 2 meses. Comorbidades: DPOC sem tratamento. Antecedentes oftalmológicos: glaucoma sem tratamento, facectomia extracapsular em olho direito (OD) há 15 anos e cegueira em OE há 3 anos. Acuidade visual sem correção: 20/50 e sem percepção luminosa; Biomicroscopia: OD: iridectomia às 10h e pseudofácica; OE: hiperemia bulbar 2+, edema de córnea 1+, dobras de Descemet 2+, neovascularização de íris 360º e presença de núcleo do cristalino na CA; Pressão intraocular (PIO): 14 e 42 mmHg; Mapeamento de retina: OD: atrofia peripapilar 360º e escavação 0,8x0,8; OE: meios pouco transparentes, escavação subtotal e retina aplicada; USG: OD: normal OE: ecos puntiformes difusos na câmara vítrea, descolamento posterior do vítreo e cápsula posterior do cristalino íntegra. Os achados biomicroscópicos, associados a USG confirmaram nossa suspeita de deslocamento espontâneo do núcleo do cristalino para a CA, além do diagnóstico de Glaucoma Neovascular. Conduta: brimonidina 0,2%, dorzolamida 2% e prednisolona 1% OE. Houve redução da PIO para 30 mmHg. Indicado facoemulsificação para retirada do núcleo da CA pelo risco de descompensação corneana e para alívio da dor.

Conclusão

A catarata hipermadura é o processo final de formação da catarata senil. Ocorre quando as fibras corticais do cristalino se liquefazem, possibilitando o deslocamento do núcleo. A ruptura espontânea da cápsula anterior, resultando em descolamento do núcleo para a CA, foi descrito como uma rara complicação. A presença do núcleo do cristalino na CA e a visualização da cápsula posterior confirmados pelo USG, sem a história de trauma ocular, nos levaram ao diagnóstico. A conduta proposta foi a cirurgia, utilizando baixos parâmetros e bastante viscoelástico para minimizar os danos endoteliais e das estruturas do segmento anterior, além é claro, do tratamento do Glaucoma.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN