Sessão de Relato de Caso


Código

RC183

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto de Olhos Ciências Médicas MG

Autores

  • HUGO DE REZENDE MAFRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Isabella Cristina Tristão Pinto (Interesse Comercial: NÃO)
  • Denise Matos Takahashi (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MANEJO DA MEMBRANA NEOVASCULAR SUB-RETINIANA SECUNDARIA A SINDROME DE GRONBLAD STRANDBERG.

Objetivo

Relatar caso de membrana neovascular sub-retiniana (MNVSR) secundária à Síndrome de Grondblad Strandberg (SGS), bem como a conduta.

Relato do Caso

Mulher, 57 anos, queixava-se de BAV há 6 meses, pior no olho direito (OD). Portadora de Pseudoxantoma Elástico (PXE) e Diabetes Mellitus tipo 2. Ao exame, melhor acuidade visual corrigida (MAVC): movimentos de mãos OD e 20/70 olho esquerdo (OE). Biomicroscopia sem alterações. Mapeamento de retina, em ambos os olhos (AO): vítreo claro, disco óptico elevado, sugestivo de drusas de disco, escavação fisiológica, presença de linhas radiais sub-retinianas hiperpigmentadas peridiscais - estrias angióides (EA), lesão macular elevada com aspecto de fibrose associada a microhemorragias foveais. Angiografia fluorescente indicou hiperfluorescência macular nas fases tardias por staining e extravasamento de contraste por leakeage AO. Tomografia de coerência óptica atestou a presença de material hiperreflectivo e líquido sub-retiniano AO, com grau de desorganização das camadas externas em OD, confirmando a presença de MNVSR secundária a EA AO. Realizados 4 ciclos (sendo cada ciclo composto por 3 injeções com intervalo de 1 mês) de Bevacizumab intravítreo em AO com melhora discreta da MAVC (conta dedos a 10cm OD e 20/50 OE), paciente ainda em acompanhamento.

Conclusão

EA são deiscências na membrana de Bruch (MB) associadas à degeneração atrófica do epitélio pigmentar da retina (EPR) sobrejacente. As EA podem se associar a doenças sistêmicas como o PXE, doença hereditária do tecido conjuntivo que acomete pele, olhos e sistema cardiovascular. A associação de EA com estigmas cutâneos do PXE caracteriza a SGS, que costuma ser assintomática inicialmente, mas sua história natural denota complicações como a MNVSR, que costuma ocorrer de forma bilateral, cursando com deterioração visual dramática. Considerando a possibilidade de intervir no curso da MNVSR, esforços devem ser direcionados à suspeição, diagnóstico e intervenção precoces, visando interferir no prognóstico visual antes que sequelas irreversíveis se estabeleçam.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN