Sessão de Relato de Caso


Código

RC186

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF)

Autores

  • LARA MARQUES BARRETO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Melina Gontijo Costa Oliveira (Interesse Comercial: NÃO)

Título

OCLUSAO BILATERAL E SIMULTANEA DE VEIA CENTRAL DA RETINA APOS INFECÇAO POR COVID-19: UM RELATO DE CASO.

Objetivo

Relatar um caso de oclusão bilateral de ramos da veia central da retina (ORVCR) em um paciente com diagnóstico recente de COVID-19.

Relato do Caso

Um homem de 68 anos, com diagnóstico de COVID-19 com sintomas leves, evoluiu com quadro de baixa acuidade visual (AV) em ambos os olhos (AO) após 45 dias da doença. Procurou assistência em serviço privado onde teve o diagnóstico de trombose venosa retiniana em ramo superior de olho direito (OD) e inferior em olho esquerdo (OE) e foi submetido a duas injeções intravítrea de Bevacizumab devido ao edema macular evidenciado na tomografia de coerência óptica (OCT). Após dois meses foi encaminhado ao serviço público onde apresentou ao exame: AV de OD 20/70 e OE 20/40, biomicroscopia de AO sem alterações, tonometria de AO 16mmHg, à fundoscopia apresentava hemorragias em todo quadrante superior, ausência de exsudatos em OD e no OE observou hemorragias inferior e temporal, em menor quantidade que no OD, e retina aplicada em AO. A OCT mostrou ausência de edema macular em AO. Trouxe exames prévios de retinografia e angiofluoresceinografia que confirmaram a ORVCR em AO, com áreas isquêmicas e acometimento foveal. Realizado sessão de laser argônio em AO devido a áreas de isquemia, não indicado novas injeções e encaminhado para avaliação cardiológica.

Conclusão

A pandemia do COVID-19, doença causa pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), resultou em um grande número de pacientes infectados. A incidência de eventos tromboembólicos venosos é cerca de 25% dos pacientes hospitalizados e pode afetar vários órgãos, dentre eles, a circulação retiniana é um alvo potencial. A coagulopatia, de acordo com dados de Wuhan, é o resultado da resposta inflamatória à infecção por Sars-Cov-2 que resulta em tromboinflamação e trombose. Muito ainda se desconhece sobre o vírus e suas complicações, incluindo as manifestações oculares. O nosso relato de caso nos permitirá ampliar os conhecimentos de suas complicações que podem afetar consideravelmente a visão.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN