Sessão de Relato de Caso


Código

RC085

Área Técnica

Neuroftalmologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital Cema

Autores

  • ALLINE CARVALHO DE SOUZA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Joao Pedro Cantúsio Teixeira Leite (Interesse Comercial: NÃO)
  • Thais Pandin Borghi (Interesse Comercial: NÃO)

Título

PUPILA DE HOLMES-ADIE, UM DIAGNOSTICO DE EXCLUSAO

Objetivo

Este trabalho discursa sobre diagnósticos diferenciais de anisocoria por midríase súbita, para que, só após, possamos chegar ao diagnóstico de pupila de Adie. Esta é uma denervação parassimpática idiopática do músculo esfíncter da pupilasse pode cursar com outros sintomas neurológicos como hiporreflexia dos reflexos músculo-tendíneos (exemplo: patelar e aquileu), neste caso, compondo a Síndrome de Holmes-Adie.

Relato do Caso

Paciente A.C.A., sexo feminino, 18 anos; enxaqueca crônica e ansiedade tratadas com propranolol; vem ao pronto socorro do Hospital Cema com queixa de pupila do olho esquerdo dilatada e pior no escuro há 1 semana. Antes de buscar avaliação ficou internada sob os cuidados de uma equipe de neurologia em outro serviçon que excluíram causas neurológicas agudas como processos expansivos (ex: tumor e aneurisma); e sem alterações reflexos músculo-tendineos. Ao exame oftalmológico acuidade visual de ambos os olhos 20/20; pressão intraocular 14mmHg em ambos os olhos; motilidade ocular extrínseca preservada e indolor; reflexos fotomotor direto e consensual de olho esquerdo diminuídos; reflexo de acomodação preservado; biomicrscopia anterior e oftalmoscopia indireta de ambos os olhos sem alterações.

Conclusão

A pupila de Adie é resultante de uma denervação idiopática das fibras parassimpáticas para o músculo esfíncter da pupila, assim senso, é um diagnóstico de exclusão que demanda investigação neurológica completa eexame neuroftalmológico cuidadoso. Uma vez descartadas causas graves neurológicas ou oftalmológicas e sendo observado defeito pupilar na eferêcia da contracao pupilar, dissociação luz perto e a parassimpatomiméticos diluídos (devido hipersensibilidade de denervação); pode-se pensar em tratar-se de uma pupila tônica de Adie. Neste caso, faz-se acompanhamento periódico para avaliar o surgimento ou não de outros sintomas neurológicos ou oftalmológicos.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN