Código
RC108
Área Técnica
Oftalmopediatria
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos
Autores
- DANIEL DINIZ CHALHOUB COELHO LIMA (Interesse Comercial: NÃO)
- Fernanda Figueiredo Travessa (Interesse Comercial: NÃO)
- Iluska Andrade Agra (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CATARATA INFANTIL POLAR ANTERIOR DE FORMATO PIRAMIDAL – RELATO DE CASO
Objetivo
Relatar um caso de catarata infantil polar anterior com formato piramidal em um lactente, suas repercussões clínicas e o tratamento instituído.
Relato do Caso
M.A.S.S. 1 ano e 7 meses, sexo feminino, natural de Paramirim-BA.Foi encaminhada para o Serviço de Oftalmologia Pediátrico do HUPES por baixa de acuidade visual. Antecedentes maternos e fetais com desenvolvimento fisiológico. Ao exame apresentava acuidade visual (AV) abaixo do normal para a idade em ambos os olhos (AO); reflexo vermelho em miose ausente; à biomicroscopia anterior presença de catarata polar anterior com aspecto piramidal AO que comprometia o eixo visual; à fundoscopia meios pouco turvos,sem outras alterações. A paciente foi submetido a facectomia sem implante de lente intraocular, capsulotomia posterior e vitrectomia anterior AO. Na realização da capsurrexe anterior foi observado que a catarata se encontrava aderida na capsula. Neste momento a catarata se desprendeu completamento do restante do cristalino transparente. Esse fato foi observado em AO. Evoluiu com pós operatório normal e prescritas lentes corretivas AO (refração +17,5, adição +3,0 AO, lentes bifocais). Aguardando retorno com correção para iniciar estimulação visual.
Conclusão
A catarata polar anterior é a opacidade da capsula anterior e pode apresentar-se de formato piramidal. É um tipo de catarata infantil pequena e estacionária. Geralmente está associada com boa acuidade visual. A deiscência espontânea da pirâmide para a câmara anterior pode ocorrer, porém é raro. A opacidade central pode progredir aumentando o risco de comprometer o desenvolvimento da visão. O diagnóstico e tratamento precoce é de fundamental importância, isso porque o tempo prolongado de privação visual pode provocar alteração do desenvolvimento visual.