Sessão de Relato de Caso


Código

RC108

Área Técnica

Oftalmopediatria

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Complexo Hospitalar Professor Edgard Santos

Autores

  • DANIEL DINIZ CHALHOUB COELHO LIMA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Fernanda Figueiredo Travessa (Interesse Comercial: NÃO)
  • Iluska Andrade Agra (Interesse Comercial: NÃO)

Título

CATARATA INFANTIL POLAR ANTERIOR DE FORMATO PIRAMIDAL – RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar um caso de catarata infantil polar anterior com formato piramidal em um lactente, suas repercussões clínicas e o tratamento instituído.

Relato do Caso

M.A.S.S. 1 ano e 7 meses, sexo feminino, natural de Paramirim-BA.Foi encaminhada para o Serviço de Oftalmologia Pediátrico do HUPES por baixa de acuidade visual. Antecedentes maternos e fetais com desenvolvimento fisiológico. Ao exame apresentava acuidade visual (AV) abaixo do normal para a idade em ambos os olhos (AO); reflexo vermelho em miose ausente; à biomicroscopia anterior presença de catarata polar anterior com aspecto piramidal AO que comprometia o eixo visual; à fundoscopia meios pouco turvos,sem outras alterações. A paciente foi submetido a facectomia sem implante de lente intraocular, capsulotomia posterior e vitrectomia anterior AO. Na realização da capsurrexe anterior foi observado que a catarata se encontrava aderida na capsula. Neste momento a catarata se desprendeu completamento do restante do cristalino transparente. Esse fato foi observado em AO. Evoluiu com pós operatório normal e prescritas lentes corretivas AO (refração +17,5, adição +3,0 AO, lentes bifocais). Aguardando retorno com correção para iniciar estimulação visual.

Conclusão

A catarata polar anterior é a opacidade da capsula anterior e pode apresentar-se de formato piramidal. É um tipo de catarata infantil pequena e estacionária. Geralmente está associada com boa acuidade visual. A deiscência espontânea da pirâmide para a câmara anterior pode ocorrer, porém é raro. A opacidade central pode progredir aumentando o risco de comprometer o desenvolvimento da visão. O diagnóstico e tratamento precoce é de fundamental importância, isso porque o tempo prolongado de privação visual pode provocar alteração do desenvolvimento visual.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN