Código
RC236
Área Técnica
Uveites / AIDS
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro
Autores
- FAGNER PAULO DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
- Lorena de Gouvêa Vale (Interesse Comercial: NÃO)
- Daniella Socci da Costa (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SINDROME OCULOGLANDULAR DE PARINAUD CAUSADA POR ESPOROTRICOSE - RELATO DE CASO
Objetivo
A síndrome oculoglandular de Parinaud (SOP) é condição rara, caracterizada por conjuntivite granulomatosa unilateral associada à linfonodomegalia pré-auricular ou submandibular. Sua etiologia é variada, incluindo bactérias, vírus, fungos e parasitas. Dentre esses, a bactéria Bartonella hanselae, causadora da doença da arranhadura do gato, é a causa mais comum. O objetivo desse trabalho é relatar caso de SOP causado por etiologia pouco descrita na literatura, o fungo Sporothrix schenckii, considerando sua apresentação, diagnóstico laboratorial e resposta ao tratamento.
Relato do Caso
Paciente do sexo feminino, branca, 22 anos, sem doenças, estudante de medicina veterinária, comparece ao HFSE com queixa de “lesão em olho direito” (OD), iniciada há 3 meses. Referiu avaliação oftalmológica prévia, com prescrição de tetracilina oral (1g/dia) e dexametasona tópica (4 vezes ao dia) por 15 dias, sem melhora do quadro. Apresentava acuidade visual sem correção de 20/20 em ambos os olhos e biomicroscopia de OD com hiperemia e nódulos conjuntivais granulomatosos em região ínfero-nasal de 1x1 cm e secreção mucoide em fórnice conjuntival inferior. No exame clínico havia linfonodomegalia pré-auricular direita, de 1 cm, móvel e dolorosa. Após questionamento a paciente referiu contato com gatos com esporotricose em estágio acadêmico prévio. Realizou-se coleta de raspado e biópsia conjuntival e iniciou-se tratamento com itraconazol oral 400mg/dia por 90 dias. Avaliação após 15 dias evidenciou melhora importante do quadro e investigação positiva para Sporothrix schenckii.
Conclusão
Apesar de a bartonelose ser a principal causa de SOP, outras etiologias não devem ser negligenciadas, principalmente em caso de falha terapêutica ou apresentações incomuns. A história clínica e dados epidemiológicos são importantes para o direcionamento etiológico e escolha dos melhores métodos diagnóstico e terapêutico. No caso descrito, tanto a falha ao tratamento inicial quanto a história ocupacional foram importantes para a identificação do Sporothrix schenckii e sucesso terapêutico.