Código
RC140
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto Prevent Senior
Autores
- TIAGO CHAVES SOARES (Interesse Comercial: NÃO)
- Kallene Summer Vidal (Interesse Comercial: NÃO)
- Paulo Augusto De Menezes (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ALTERAÇAO VASCULAR RETINIANA POS COVID-19 LEVE COM DIMERO-D ALTO: RELATO DE CASO
Objetivo
COVID-19 é uma doença respiratória aguda potencialmente grave que emergiu como pandemia global no início de 2020, causada pelo SARS-CoV-2, um vírus de RNA fita simples descrito como sucessor do SARS-CoV-1, causador do surto de SARS em 2002-2004. Os sintomas relacionados ao COVID-19 variam de assintomáticos, leves a graves envolvendo sintomas respiratórios, musculoesqueléticos e gastrointestinais. À medida que a lista de sintomas incomuns se expande, os efeitos vasculares da doença têm ganhado atenção proeminente devido a vários relatos de oclusão arterial e venosa, falência de órgãos e microinfartos, incluindo alterações retinianas em pacientes previamente saudáveis. OBJETIVO: Avaliar apresentação de alterações vasculares na retina de uma paciente sem comorbidades com diagnostico recente de COVID-19.
Relato do Caso
RELATO DE CASO: Paciente do sexo feminino, 41 anos, sem comorbidades, diagnosticada com sintomas leves COVID-19 incluindo astenia, anosmia e ageusia há 26 dias, convocada para um protocolo de pesquisa sobre alterações visuais em pacientes infectados por COVID-19. A paciente não apresentava queixas visuais , no entanto no exame de fundoscopia foi detectada presença de alterações vasculares na arcada nasal superior de olho direito, sendo confirmadas por angiofluoresceinografia e OCT. Foram solicitados exames laboratoriais, do quais apenas o dímero-D estava elevado. A paciente foi tratada com fotocoagulação perilesional.
Conclusão
CONCLUSÃO: COVID-19 é uma doença com potencial trombótico, devendo o oftalmologista se manter vigilante aos casos de alterações vasculares na retina em pacientes com infecção prévia de COVID-19 independente da forma ou severidade da doença.