Sessão de Relato de Caso


Código

RC100

Área Técnica

Oculoplástica

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto de Previdência Servidores de MG (IPSEMG)

Autores

  • VITOR HUGO CAMARGO (Interesse Comercial: NÃO)
  • ALICE PURRI COELHO E SOUSA (Interesse Comercial: NÃO)
  • THAIS PAES BARRETO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

RELATO DE CASO: CARCINOMA DE GLANDULAS SEBACEAS E A SINDROME MASCARADA

Objetivo

Descrever caso de carcinoma de glândulas sebáceas (CGS) apresentado e tratado inicialmente como condição benigna das pálpebras, ressaltando a importância da suspeição diagnóstica.

Relato do Caso

OMA, 72 anos, feminino, atendida em oftalmologia geral em 2016 com queixas de ardência, irritação e secreção ocular unilateral em OE. Tratada por 2 anos como blefarite, sem melhora, chegando ao serviço de plástica ocular do IPSEMG para avaliação. Ao exame, AV 20/20 AO com melhor correção, com a seguinte biomicroscopia: hiperemia conjuntival tarsal superior, espessamento de margem e edema palpebral superior esquerda (PSE), concreções em base dos cílios e meibomite. Suspenso o tratamento em curso, realizada biópsia incisional em espessura total em PSE, com resultado de carcinoma in situ. Seguiu-se a exérese da lesão em espessura e extensão total do tarso com margens de segurança, com diagnóstico de CGS e margens livres. Em seguimento com oncologia e oculoplástica, em janeiro de 2021 apresentou queixa de dor intensa em canto lateral e pálpebra inferior à esquerda. Nova biópsia confirmou recidiva, seguindo para retirada cantal em espessura total com margens. Novo resultado mostrou comprometimento de margens conjuntivais (tarsal e bulbar), com retirada de conjuntivas tarsal superior e inferior e bulbar laterais, com enxerto de mucosa labial para cobertura de defeito extenso. Com margens livres e resultado satisfatório, paciente aguarda terapia adjuvante.

Conclusão

CGS é uma neoplasia rara altamente maligna. Conhecido como "grande mascarado", é comumente confundido com condições benignas (como blefarite ou calázio) ou outras neoplasias, o que pode levar a atraso diagnóstico e aumento de morbidade e mortalidade, sendo comum a recorrência e presença de metástases. Esse caso vem reafirmar a importância da suspeita diagnóstica dessa condição potencialmente fatal, principalmente em pacientes diagnosticados e tratados para condições benignas com apresentações atípicas ou recorrentes, sem melhora com tratamento adequado, bem como pronta instituição do manejo correto.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN