Código
RC052
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: HOSPITAL UNIVERSITARIO BETTINA FERRO DE SOUZA
Autores
- ALANA VALERIA MATOS BESTEIRO (Interesse Comercial: NÃO)
- ANA CATARINA MATTOS FERNANDES (Interesse Comercial: NÃO)
- ROBERTO FREITAS DE CASTRO LEÃO (Interesse Comercial: NÃO)
Título
EDEMA MACULAR CISTOIDE APOS AGULHAMENTO COM MITOMICINA C EM BOLHA DE TREC FALIDA.
Objetivo
Relatar o caso de um paciente com glaucoma avançado em acompanhamento no Hospital Universitário Bettina Ferro que evolui com edema macular cistóide, após procedimento de agulhamento com mitomicina C de bolha de trabeculectomia (TREC).
Relato do Caso
A.N,S, sexo masculino, pardo, 66 anos, procedente de Ananindeua-PA, com antecedentes oftalmológicos de cirurgia de catarata, Transplante óptico de córnea e TREC em OE. Encaminhado ao serviço de glaucoma para avaliação devido bolha de TREC em falência. Em uso de Brintens e Dorzal de 12/12h AO e Ster de 8/8h OE. Ao exame oftalmológico apresentava AVSC de CD 2m e 20/100, PIOTA de 20/40mmhg, OD: córnea clara, catarata nuclear grau III, CA sem alterações e OE: Bolha de TREC plana, botão de TX com edema +1, Iridectomia superior e CA formada. FO: OD: EP, rosa- pálido, EP 0,8x0,8, AV 2/3 com afinamento vascular e macula sem alterações AO. Paquimetria: 530/570. Optou-se pela indicação do agulhamento com mitomicina C em OE e prescrição de travoprosta em OD. No 11º PO o paciente apresentou queixa de perda de visão central, PIOTA: 13/10mmHg, bolha de aspecto cístico em OE. No exame de OCT de macula evidenciou presença de líquido subrretiniano. Após 3 semanas houve piora progressiva no aspecto do edema macular (IMAGEM 1 ). Sendo assim, foi indicado injeção intravítrea com 0,1ml de Triancinolona, com resposta positiva de redução do edema macular. Após 4 semanas, foi observado resolução total do quadro ( IMAGEM 2).
Conclusão
O Edema macular cistoide (EMC) resulta de um acúmulo de líquido nas camadas plexiforme externe e nuclear interna da retina, com a formação de alterações em forma de cistos. É uma causa comum de perda de visão reversível após cirurgia oftalmológica. O estudo TVT identificou maior incidência de EMC em pacientes com glaucoma submetidos ao implante de tubo de drenagem em comparação aos que realizaram TREC com mitomicina C. Até o presente trabalho não foi identificado na literatura atual estudos sobre as complicações após a técnica de agulhamento com mitomicina c evidenciada por este relato.