Código
P18
Área Técnica
Educação Médica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)
Autores
- EINSTEIN DANTAS DE AGUIAR FILHO (Interesse Comercial: NÃO)
- Alexandre Henrique Bezerra Gomes (Interesse Comercial: NÃO)
- Arthur Saraiva de Queiroz (Interesse Comercial: NÃO)
- Ana Beatriz Silva Mafaldo (Interesse Comercial: NÃO)
- André Luis Cobe Sena (Interesse Comercial: NÃO)
- Mariana Pieropan Gonçalves (Interesse Comercial: NÃO)
- Thaís Barros Fellippe Jabour (Interesse Comercial: NÃO)
Título
O ENSINO DA OFTALMOLOGIA PARA ALUNOS DE MEDICINA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTRATEGIAS E DESAFIOS
Objetivo
Descrever as estratégias e os desafios encontrados na elaboração e aplicação de metodologias remotas de ensino da oftalmologia para alunos do curso de medicina.
Método
Relato de experiência dos monitores da disciplina de Oftalmologia Clínica e Cirúrgica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante 2020 para a turma do oitavo período do curso de Medicina. Com as seguintes temáticas: anatomia e fisiologia ocular, urgência e emergência oftalmológica e oftalmologia na atenção básica. Para as reuniões, formou-se um grupo na plataforma Telegram, na qual os alunos recebiam o link do Google Meets para as aulas. Ao fim das aulas, eram disponibilizados vídeos de revisão na plataforma Instagram e os monitores se disponibilizavam para sanar as dúvidas.
Resultado
Foram nove encontros realizados utilizando recursos audiovisuais com o objetivo de simplificar e revisar o conhecimento repassado. Sobre o nível de conhecimento, a metodologia avaliou o conhecimento anterior dos alunos com a enquete, o que proporcionou direcionar pontos de fragilidade durante as aulas. Ponto positivo dessa metodologia foi a flexibilidade de horários e a possibilidade de alcançar um número maior de pessoas. No feedback dos alunos é possível ver o interesse pela matéria e maior compreensão, auxiliando o docente no repasse de conhecimento e cumprindo um dos objetivos da monitoria. Em contrapartida, a falta de práticas é um ponto negativo que tenta ser equilibrado com a presença de casos clínicos e debates com multimídia para aproximação com a realidade, aumentando a dinâmica monitor-aluno e uso de tecnologias.
Conclusão
O desenvolvimento de metodologias que favoreçam o aprendizado remoto são essenciais para diminuir prejuízos na formação acadêmica. Assim, a Oftalmonitoria remota mostrou-se uma ferramenta essencial para a continuidade da disciplina de Oftalmologia durante a suspensão das atividades presenciais. Revelou-se um instrumento interessante e efetivo, podendo ser utilizado também como metodologia complementar.