Sessão de Relato de Caso


Código

P18

Área Técnica

Educação Médica

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)

Autores

  • EINSTEIN DANTAS DE AGUIAR FILHO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Alexandre Henrique Bezerra Gomes (Interesse Comercial: NÃO)
  • Arthur Saraiva de Queiroz (Interesse Comercial: NÃO)
  • Ana Beatriz Silva Mafaldo (Interesse Comercial: NÃO)
  • André Luis Cobe Sena (Interesse Comercial: NÃO)
  • Mariana Pieropan Gonçalves (Interesse Comercial: NÃO)
  • Thaís Barros Fellippe Jabour (Interesse Comercial: NÃO)

Título

O ENSINO DA OFTALMOLOGIA PARA ALUNOS DE MEDICINA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTRATEGIAS E DESAFIOS

Objetivo

Descrever as estratégias e os desafios encontrados na elaboração e aplicação de metodologias remotas de ensino da oftalmologia para alunos do curso de medicina.

Método

Relato de experiência dos monitores da disciplina de Oftalmologia Clínica e Cirúrgica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante 2020 para a turma do oitavo período do curso de Medicina. Com as seguintes temáticas: anatomia e fisiologia ocular, urgência e emergência oftalmológica e oftalmologia na atenção básica. Para as reuniões, formou-se um grupo na plataforma Telegram, na qual os alunos recebiam o link do Google Meets para as aulas. Ao fim das aulas, eram disponibilizados vídeos de revisão na plataforma Instagram e os monitores se disponibilizavam para sanar as dúvidas.

Resultado

Foram nove encontros realizados utilizando recursos audiovisuais com o objetivo de simplificar e revisar o conhecimento repassado. Sobre o nível de conhecimento, a metodologia avaliou o conhecimento anterior dos alunos com a enquete, o que proporcionou direcionar pontos de fragilidade durante as aulas. Ponto positivo dessa metodologia foi a flexibilidade de horários e a possibilidade de alcançar um número maior de pessoas. No feedback dos alunos é possível ver o interesse pela matéria e maior compreensão, auxiliando o docente no repasse de conhecimento e cumprindo um dos objetivos da monitoria. Em contrapartida, a falta de práticas é um ponto negativo que tenta ser equilibrado com a presença de casos clínicos e debates com multimídia para aproximação com a realidade, aumentando a dinâmica monitor-aluno e uso de tecnologias.

Conclusão

O desenvolvimento de metodologias que favoreçam o aprendizado remoto são essenciais para diminuir prejuízos na formação acadêmica. Assim, a Oftalmonitoria remota mostrou-se uma ferramenta essencial para a continuidade da disciplina de Oftalmologia durante a suspensão das atividades presenciais. Revelou-se um instrumento interessante e efetivo, podendo ser utilizado também como metodologia complementar.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

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BVI Brasil
Zeiss

Apoio

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65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN