Código
RC209
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro de Estudos e Pesquisa Oculistas Associados (CEPOA)
Autores
- ISABELLA FELIX QUINTANILHA (Interesse Comercial: NÃO)
- LAURA FREITAS ALVES URIAS (Interesse Comercial: NÃO)
- DANIELLE MARCELLO SOARES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SÍNDROME TABACO - ÁLCOOL DIAGNOSTICADA APÓS REALIZAÇÃO DE CIRURGIA DE CATARATA EM SERVIÇO DE RESIDÊNCIA MÉDICA.
Objetivo
Relatar caso de paciente com Síndrome Tabaco - Álcool diagnosticada após realização de cirurgia de catarata no serviço de oftalmologia do Centro de Estudos e Pesquisas Oculistas Associados. Por conseguinte, fomentar interesse sobre o tema, levando em conta que tabagismo e etilismo são grandes problemas da saúde pública mundial.
Relato do Caso
Paciente de 80 anos, feminina, natural do Rio de Janeiro, com queixa de BAV AO de longa data. Antecedentes patológicos de hipertensão arterial sistêmica, tabagismo e etilismo. Ao exame apresentava AV sem correção de "contar dedos" e, com correção, 20/400 AO. PIO 19 mmHg AO. PAM OD 20/200 e OE 20/100. Em AO apresentava fundoscopia com difícil visualização pela presença da catarata nuclear 1+/4+, cortical anterior 4+/4+ e subcapsular posterior 2+/3+ (LOCS 2), com disco óptico pálido na porção temporal e escavação 0,6. Realizado facectomia AO, e alta cirúrgica com AV com correcão 20/200 em AO. Diante do quadro, foi realizado OCT macular, o qual apresentava diminuição da espessura da camada de fibras nervosas e da camada de células ganglionares na porção temporal em AO. Na retinografia nota-se diminuição do brilho da camada de fibras nervosas associada à palidez na porção temporal do nervo óptico, sem alterações na angiofluoresceinografia. Após os dados, foi refeita a anamnese e a paciente relatou ter sido alcoólatra e tabagista durante 30 anos de sua vida, associando a perda visual à época do consumo excessivo de álcool.
Conclusão
A partir do relato supracitado, conclui-se que a toxicidade pelo tabaco e álcool além da nutrição precária comumente associada podem promover mudanças bioquímicas no nervo óptico. Vale ressaltar também, que a detecção precoce de perda neural pelo OCT é de grande importância, pois permite o rápido diagnóstico e prevenção de perda visual irreversível. O tratamento consiste na suspensão do tabaco e do álcool além de suplementação nutricional, podendo haver melhora da acuidade visual quando houver intervenção nos casos iniciais.