Código
RC188
Área Técnica
Retina
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Hospital Beira Rio
Autores
- GIOVANA MARIA CORTES MENDES FERREIRA (Interesse Comercial: NÃO)
- Rafael Ernane A. Andrade (Interesse Comercial: NÃO)
- Rafael Fava Ferrari (Interesse Comercial: NÃO)
Título
PROGRESSAO DO OSTEOMA DE COROIDE AVALIADA PELA TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA: RELATO DE CASO
Objetivo
Esse relato de caso tem como objetivo demonstrar a evolução de um caso de osteoma de coróide bilateral através da tomografia de coerência óptica em paciente do sexo masculino de 46 anos de idade durante o período de 13 anos.
Relato do Caso
Paciente do sexo masculino de 46 anos de idade, apresentando lesão bem delimitada e pouco elevada no pólo posterior do olho direito acompanhada de descolamento seroso, que se iniciou em um olho e posteriormente no olho contralateral, com lesões multifocais que coalesceram ao longo dos anos. O diagnóstico de certeza foi obtido com ecografia A e B e tomografia computadorizada. A tomografia de coerência óptica mostrou alta refletividade em toda a espessura do osteoma, bem como a presença de descolamento seroso de retina (possível sinal de crescimento ou atividade da lesão), sua relação anatômica com a fóvea e o não envolvimento de camadas de fotorreceptores sobrejacentes, sendo que este achado foi associado a conservação da acuidade visual, mesmo com o grande crescimento da lesão.
Conclusão
O osteoma da coroide é considerado um tumor benigno, uni ou bilateral , que se apresenta como uma massa coroidiana de evolução lenta. Podemos concluir que embora os achados tomográficos descritos na literatura ainda sejam escassos, a tomografia de coerência óptica pode colaborar no diagnóstico e acompanhamento do osteoma de coróide.