Sessão de Relato de Caso


Código

P30

Área Técnica

Oftalmopediatria

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN)

Autores

  • PEDRO HENRIQUE NUNES DANTAS (Interesse Comercial: NÃO)
  • VERA LÚCIA DE ARAÚJO (Interesse Comercial: NÃO)
  • RAQUEL AMORIM DUARTE (Interesse Comercial: NÃO)
  • EINSTEIN DANTAS DE AGUIAR FILHO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

AVALIAÇAO DO USO DE TELAS POR CRIANÇAS E PRE-ADOLESCENTES NA PANDEMIA POR COVID-19

Objetivo

Em virtude do aumento do uso de telas durante o período da pandemia por Covid-19, seja para ensino ou entretenimento, o presente estudo objetivou quantificar o tipo de tela, o tempo de uso, a adesão ao ensino remoto, a duração das aulas remotas e os motivos que levaram a um maior tempo de exposição a telas pelas crianças e pré-adolescentes (0 a 14 anos) durante este período, na cidade de Natal-RN.

Método

Foi realizado um questionário on-line contendo 11 questões de múltipla escolha e discursivas, de forma anônima, pelo aplicativo WhatsApp, transmitido em grupos de pais de crianças e alunos em idade escolar e em grupos de condomínios, no período entre 22 de abril a 30 de abril de 2021.

Resultado

A pesquisa on-line analisou 307 questionários respondidos. Entre os dispositivos mais usados por crianças e pré-adolescentes, estão os celulares, com 86,6% das respostas, e a televisão, com 82,3%. Antes da pandemia, excetuando-se as horas ocupadas por atividades educacionais, somente 2,2% usavam os dispositivos por 8h ou mais horas, enquanto que, após a pandemia, 41% passou a usar dispositivos por 8h ou mais horas. Houve adesão de 83,6% às aulas on-line, e a maior parte das aulas durava de 4 a 6h. Entre os motivos que levaram as crianças e pré-adolescentes a ficarem mais horas expostos às telas estão: falta de outra forma de entretenimento (35,3%), necessidade dos genitores de realizar outras tarefas e não ter tempo para entreter as crianças (20,8%) e forma de interagir com outras crianças (27,4%).

Conclusão

Entre os desafios trazidos pela pandemia por Covid-19, encontra-se a dificuldade que os pais enfrentam em ter que conciliar carreira profissional, cuidados com a casa, monitorar crianças em ensino remoto e entreter seus filhos. As medidas restritivas para conter o avanço da pandemia levaram crianças e adolescentes a um maior tempo de exposição às telas e a um maior risco de desenvolvimento de patologias oculares. Os celulares, videogames e as aulas passaram a ser o meio de interação social dessas crianças e pré-adolescentes.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN