Sessão de Relato de Caso


Código

RC107

Área Técnica

Oftalmopediatria

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro Oftalmológico de Cáceres

Autores

  • LARISSA PEREIRA CABRAL CORREA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Andre Luis Borba da Silva (Interesse Comercial: NÃO)
  • Odenilson José da Silva (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ABERROMETRIA EM CRIANÇA COM MICROCEFALIA PRESUMIDAMENTE POR ZIKA VIRUS: RELATO DE CASO

Objetivo

A Síndrome Congênita do Zika vírus, que se caracteriza por defeitos no sistema nervoso central como a microcefalia e malformações associadas, pode apresentar uma alta prevalência de distúrbios oculares, como erros refracionais. Estudos levantaram a hipótese de que um perfil aberrométrico de alta ordem desfavorável poderia ser um fator ambliogênico, responsável por certos casos de ambliopia em pacientes normais. Na população pediátrica com esssa síndrome tais aberrações poderão ter igualmente um papel de ambliogênese.A aberrometria é um método de diagnóstico relativamente novo, torna possível a aferição rápida e objetiva das aberrações ópticas de baixa e alta ordem do olho humano. Relatamos aqui uma criança com microcefalia por zika presumida que fez uso da correção óptica com boa aceitação, estimulando todo o seu potencial visual.

Relato do Caso

Paciente 1 ano e 11 meses, masculino, nasceu de parto normal com 37 semanas e perímetro cefálico de 30cm. Pais relatam infecção por Zika no primeiro trimestre de gestação. A microcefalia foi diagnostica com 27 semanas de gestação pelo USG. Realizado exame de OPD Scan-III - NIDEK e foi prescrito a refração total do aparelho, confirmada pela retinoscopia. Fundo de olho com escavação aumentada sem outras alterações. Paciente teve boa adaptação e aceitação da correção óptica, fixa mais o olhar e melhorou a atenção.

Conclusão

Em um estudo foi descrita a resposta imediata à correção de erros de refração e hipoacomodação em crianças com a síndrome e foi concluído que a correção por óculos pode melhorar a visão. Aberrações de baixa ordem como o Defocus e astigmatismo são fatores determinantes na qualidade da imagem retiniana, porém, as aberrações de alta ordem também devem ser consideradas, já que estas poderão contribuir para a maior prevalência de ambliopia nesta população. A literatura carece de estudo para avaliar a relação entre a aberrometria e a ambliopia na população pediátrica com a síndrome, para que o diagnóstico possa auxiliar o oftalmologista quando ao prognóstico e tratamento adequado.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN