Sessão de Relato de Caso


Código

P04

Área Técnica

Banco de Olhos

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Autores

  • EDUARDA CORREA FREITAS (Interesse Comercial: NÃO)
  • Leonardo Leivas (Interesse Comercial: NÃO)
  • Claudete Inês Locatelli (Interesse Comercial: NÃO)
  • Felipe Silva Guareze (Interesse Comercial: NÃO)
  • Nair Maldaner (Interesse Comercial: NÃO)
  • Diane Ruschel Marinho (Interesse Comercial: NÃO)

Título

IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NAS DOAÇÕES E TRANSPLANTES DE CÓRNEAS EM UM HOSPITAL DO SUL DO BRASIL: UM ESTUDO DESCRITIVO

Objetivo

Descrever de forma comparativa as doações e os transplantes de córneas de um hospital do sul do Brasil durante o período pré e vigência da pandemia COVID-19.

Método

Estudo descritivo com os dados do Banco de Tecidos Oculares e Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O número de doadores e transplantes do período de março de 2019 a fevereiro de 2020 (pré-pandemia COVID-19) foi comparado ao mesmo período de 2020 e 2021 (pandemia COVID-19). As variáveis consideradas nesta análise foram as frequências absolutas de doadores efetivos por morte encefálica (ME) e parada cardiorespiratória (PCR) e o número de transplantes de córneas realizados.

Resultado

Durante o período de coleta dos dados deste trabalho foram obtidos 80 doadores efetivos de córneas.No período pré-pandemia foram registrados 55 doadores efetivos (68,75%) e no período vigente da pandemia foram registrados apenas 25 doadores efetivos de córneas (31,25%).Estes dados demonstram uma redução de 54,55% no número de doadores efetivos.Também observamos um aumento das doações efetivas por tipo ME quando comparado o período pré-pandemia (14,58%) com durante a pandemia COVID-19 (44%) e consequente decréscimo das doações por tipo PCR no mesmo período, respectivamente, 85,42% e 56%.Dos 25 doadores efetivos de córneas captados durante o período vigente de pandemia, foram realizados descarte de tecidos oculares por resultado RT-PCR Sars-Cov-2 detectável em 4 doadores (16%), mesmo sem sinais e sintomas de COVID-19 relatados pelos familiares durante a entrevista e triagem clínica. Em relação aos transplantes de córneas, no período pré-pandemia foram registrados 132 transplantes de córneas (81%), enquanto que no período vigente da pandemia foram registrados apenas 31 transplantes de córneas (19%).

Conclusão

Os números de doadores efetivos e transplantes de córneas no sul do Brasil apresentam um declínio de mais de 50% durante o período de um ano após o início da pandemia COVID-19.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN