Código
P01
Área Técnica
Banco de Olhos
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Universidade Federal de Uberlândia - (UFU)
Autores
- PEDRO HELIO ESTEVAM RIBEIRO JUNIOR (Interesse Comercial: NÃO)
- Yasmin Dias Ribeiro (Interesse Comercial: NÃO)
- João Lucas O'Connell (Interesse Comercial: NÃO)
- Flávio Jaime Rocha (Interesse Comercial: NÃO)
Título
ANALISE DA QUALIDADE DAS CORNEAS RECEBIDAS E ANALISADAS PELO BANCO DE OLHOS DE UBERLANDIA EM UM ANO
Objetivo
Analisar a qualidade das córneas doadas no Banco de Olhos de Uberlândia em 2010
Método
Estudo retrospectivo de análise de dados dos prontuários do Banco de Olhos de Uberlândia (BOU) referente aos registros de doações ao longo de um ano (2010). O presente estudo fora aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), CAAE: 44801921.0.0000.5152. Foram coletados dados referentes ao tempo entre o óbito e a enucleação (tempo de enucleação), tempo entre a enucleação e a preservação da córnea (tempo de preservação), tempo entre o óbito e a preservação do tecido (tempo total), contagem de células endoteliais, avaliação biomicroscópica das córnea, as quais são classificadas em “Excelente”, “Boa”, “Regular”, “Ruim” ou “Inaceitável”.
Resultado
Foram analisadas 199 córneas de 108 doadores. Dessas, 19 foram consideradas excelentes, 131 boas, 28 regulares e 21 ruins. O Tempo de enucleação médio foi de 04:04min, o tempo de preservação médio fora de 05:50 e o tempo total médio fora de 09:55. A média de células na contagem endotelial fora de 2914 células/mm².
Conclusão
O tempo final entre a captação e a preservação das córneas doadas ao Banco de Olhos de Uberlândia, bem como a classificação da qualidade biomicroscópica das mesmas e a sua avaliação à microscopia especular (contagem de células endoteliais) encontra-se próximo ao relatado em outros trabalhos nacionais e vai de encontro ao perfil de qualidade preconizado por estudos e associações internacionais para Bancos de Olhos como o Eye Bank Association of America