Código
TL14
Área Técnica
Propedêutica
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Centro de Inovação do Hospital Oftalmológico de Anápolis
Autores
- VINICIUS STIVAL VENEZIANO SOBRINHO (Interesse Comercial: NÃO)
- Augusto pereira (Interesse Comercial: NÃO)
- Sarah gonçalves da cruz (Interesse Comercial: NÃO)
- Bruna angelina (Interesse Comercial: NÃO)
- Salomão Antônio de oliveira (Interesse Comercial: NÃO)
- Francisco Neto (Interesse Comercial: NÃO)
- Amélia de Oliveira Pereira (Interesse Comercial: NÃO)
- George Alencastro (Interesse Comercial: NÃO)
Título
CONSULTA SOBRE BIOMICROGRAFIA E GONIOGRAFIA: POTENCIALIDADES NA PRATICA OFTALMOLOGICA
Objetivo
Avaliar as potencialidades da Biomicrografia e Goniografia na prática oftalmológica através de questionário ao Oftalmologista.
Método
Realizado estudo piloto transversal, qualitativo através de aplicação de questionário estruturado ao médico especialista em oftalmologia. O questionário foi respondido por 27 médicos oftalmologistas dos estados de Goiás e Distrito Federal. O formulário foi aplicado via Google Forms consistindo em 9 perguntas de múltipla escolha e 2 perguntas descritivas por extenso sobre Biomicrografia e Goniografia na prática oftalmológica. Os dados coletados foram computados e analisados via Google Forms por pacote interno de cruzamento e análise estatística necessários.
Resultado
96,3% dos entrevistados consideram que a Biomicrografia (BG) e a Goniografia (GG) podem ajudar juridicamente em casos de processo contra o médico. 88,9% registram fotograficamente o segmento anterior ocular através de aparelho celular e 11,1% com câmera específica acoplada. Caso as operadoras de saúde regulamentassem a BG e GG, 70,4% dos entrevistados investiriam em uma câmera voltada para biomicroscopia, a depender do valor da mesma, e não houve nenhuma resposta de que não usaria esta tecnologia. 25,9% dos oftalmologistas desconhecem os exames de BG e GG, sendo que 57,2% dos que reconhecem não realizam na prática. A falta de dispositivos apropriados, o aumento no tempo da consulta e a falta de intimidade com a tecnologia foram limitações recorrentes para o registro da BG e GG.
Conclusão
São múltiplas as potencialidades da Biomicrografia e da Goniografia na prática oftalmológica. Houve elevada concordância de que o registro fotográfico da biomicroscopia e gonioscopia podem melhorar a exatidão e qualidade do acompanhamento oftalmológico. Um importante fator limitante para incorporação desta tecnologia esta na falta de remuneração via tabela SUS, código das operadoras de saúde ou na prática privada. Parece oportuno avaliar a inclusão desta tecnologia no sistema Sigtap, CBHPM e na prática privada.