Página Inicial

Notícias


10/08/2021 11:45:00 Protocolo sanitário é prioridade para realização do CBO 2021

A organização do CBO2021, que acontecerá de 21 a 23 de outubro no Centro de Convenções de Natal (CCN), está trabalhando para apresentar uma programação científica com o que há de mais atual, no intuito de impactar o dia a dia da prática da Oftalmologia no país. No entanto, os esforços desta edição não se concentram apenas na parte científica. Por ser o primeiro congresso presencial após a paralização dos eventos por conta da pandemia da Covid-19, a preocupação com a saúde dos participantes e com a segurança sanitária é prioridade. Mesmo que a vacinação contra Covid-19 já tenha alcançado toda a população, a partir de 18 anos, na maioria dos Estados em outubro, os cuidados para evitar o contágio continuam e, por isso, o CBO 2021 vai adotar vários protocolos sanitários.

O uso de máscaras será obrigatório para todos os participantes (staff, expositores, congressistas, fornecedores), em todas as áreas do CCN, durante o período do evento (montagem, realização, desmontagem, entrega de materiais e movimentação de cargas). Haverá orientação e fiscalização, quem se recusar a usar a máscara não terá a sua entrada ou permanência permitida no congresso. Haverá disponibilização de totens de álcool a 70% gel em locais estratégicos, como entrada do CCN, áreas de maior circulação de público, intersecção de ruas.

No acesso ao evento, haverá tapete contendo produto desinfetante devidamente registrado na Anvisa. Será realizada a aferição de temperatura corporal de todos os participantes (staff, expositores, congressistas, fornecedores) na entrada no CCN, impedindo que pessoas em estado febril (temperatura corporal maior que 37,8°C) entrem no espaço. Os visitantes febris serão encaminhados ao posto médico para que a equipe possa dar continuidade aos procedimentos conforme orientação dos órgãos competentes.

Haverá código de barra nos crachás de todos os participantes, que serão lidos na entrada de todas as salas e área de exposição, ficando assim registrado o roteiro de cada congressista no evento. Será realizada a desinfecção diária de todos os ambientes do congresso por empresa credenciada e com produto autorizado pela Anvisa. Os tranfers terão início pelo menos uma hora antes e terminará pelo menos uma hora depois do término oficial das atividades de cada dia, evitando assim aglomeração.

O CBO 2021 vai manter, por um mês após a realização do evento, as informações contendo nome, telefone para contato e endereço de residência de todos os participantes, incluindo organizadores e empresas contratadas, para acesso dos órgãos de saúde, caso necessário.

Protocolos no credenciamento

Haverá demarcação e gerenciamento de filas com distanciamento entre as pessoas no acesso ao evento, bem como nos balcões de credenciamento e CAEX (Central de Atendimento ao Expositor). Será fixada barreira física no formato de divisórias, de vidro, acrílico, TS ou similares, nos pontos de credenciamento e CAEX.

Serão disponibilizados totens de autoatendimento para credenciamento expresso, evitando assim filas no acesso ao evento. Os atendentes que ficarem como apoio nos totens utilizarão máscaras e viseiras face shield. Haverá pontos de higienização com álcool 70% em gel antes e depois do uso dos totens.

 

Protocolos de higiene e limpeza

Será feita sanitização constante em todo o centro de convenções por empresa especializada. Haverá limpeza e desinfecção de superfícies que são tocadas diversas vezes, como portas, maçanetas, corrimãos, balcões, interruptores de luz etc. Assim como haverá higienização, após cada uso, das superfícies utilizadas, como púlpito, mesa, microfones etc.

Nos banheiros, será feita sanitização constante nos vasos, pias, torneiras e demais superfícies. Haverá lixeira com abertura por pedal, pias com sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis.

Haverá ainda lixeira com pedal específica para descarte de EPIs (luvas e máscaras) em pontos de maior circulação. Será feita retirada frequente de resíduos sólidos e líquidos nas áreas de circulação de pessoas.

Também será feita promoção regular da renovação de ar, das salas e espaços fechados, abrindo as portas para passagem da correnteza aérea.

 

Protocolos de comunicação

O público será informado dos procedimentos de higienização adotados no evento e sobre as medidas de prevenção, especialmente o uso de máscaras e recomendação da troca periódica, distanciamento físico, etiqueta respiratória e higiene das mãos.

Serão disponibilizados avisos em pontos estratégicos e visíveis do evento deixando expressa a necessidade de procura da equipe médica no caso de apresentação de qualquer sintoma indicativo de síndrome gripal, tais como cefaleia, coriza, tosse, dor de garganta, febre, dispneia, distúrbios gustativos e olfativos, entre outros.

Todos os envolvidos (staff, promotores, montadores, expositores e congressistas) serão orientados, antes e durante o evento, acerca das medidas preventivas adotadas e os protocolos estabelecidos, bem como a necessidade do cumprimento.

Para facilitar o acesso e evitar deslocamentos desnecessários, serão identificados na planta do evento pontos de higienização com álcool 70% em gel; banheiros; posto médico; portas de entradas e saídas; localização dos auditórios; e locais de descarte de Equipamentos de Proteção Individual – EPI.

 

Protocolos de alimentos e bebidas

Superfícies de apoio e aparadores para alimentos serão higienizados regularmente, assim como as mesas e cadeiras a cada ciclo de uso. Haverá disponibilidade de recipiente com álcool 70% em cada mesa. Serão usados materiais descartáveis.

Haverá totem com informações sobre a refeição colocado em lugar amplo para evitar aglomeração. Serão fixados pontos de vendas distantes para evitar aglomeração na área do restaurante. O congresso incentivará a compra antecipada das refeições, evitando assim aglomerações.

Haverá disponibilização de copos descartáveis nos bebedouros e estações de álcool 70% em gel para higienização das mãos antes e depois do consumo. Será realizada a desinfecção dos garrafões retornáveis.

 

Protocolos no posto médico

Será contratada uma ambulância e montado um posto médico, em área sinalizada, com duas salas separadas. Uma sala será para o atendimento aos pacientes com suspeita de Covid-19 e a outra para casos diversos.

Uma equipe médica fixa no local deverá estar atualizada das normas técnicas, fluxos assistenciais, resoluções e protocolos da SESAP/RN e ser responsável e apta a adotar procedimento determinado.

O staff será orientado a encaminhar pessoas que apresentarem alta temperatura corporal, ou outros sintomas visíveis, para atendimento médico, avaliação e comunicação às autoridades de saúde.

 

Protocolos na área de exposição

A área de exposição do congresso será montada no Pavilhão Nísia Floresta, com acesso restrito aos participantes inscritos no congresso, expositores, fornecedores diversos contratados e staff do congresso. Não haverá venda de ingressos, não será permitido o acesso ao público não inscrito no congresso. Será proibido o acesso de menores de 18 anos.

A empresa promotora instalará pontos de higienização das mãos (com álcool 70°) em diferentes locais do pavilhão, tais como na entrada, intersecção de ruas, área gastronômica, dentre outros. Cada expositor será responsável, dentro do seu próprio estande, pela disposição de álcool 70% em gel à vista dos participantes para uso geral.

Cada estande deverá se organizar para promover o distanciamento entre as pessoas e evitar qualquer tipo de aglomeração em sua área, principalmente na demonstração de equipamentos, para a qual serão necessárias luvas descartáveis.

Todo o pessoal de atendimento ao público deverá usar em tempo integral máscaras de proteção. O número de expositores dentro do estande deverá ser compatível ao tamanho deste, considerando o cenário de pandemia que ainda nos deparamos.

Não será permitida degustação nos estandes, porém os expositores poderão entregar produtos embalados individualmente. Café e bebidas devem servidas por profissionais com luvas, ou se for no sistema self service, disponibilizar luvas descartáveis para o público.

Será proibida a distribuição de material impresso, como folheteria.

Protocolos na área de alimentação

Nas praças de alimentação, o distanciamento será de 1,5 metros entre as mesas. Haverá distanciamento e organização das filas de acesso ao restaurante. Os talheres serão disponibilizados em embalagens individuais, os demais pratos, copos e utensílios serão mantidos protegidos.

Haverá totem com informações sobre a refeição colocado em lugar amplo para evitar aglomeração. Serão instalados pontos de vendas distantes para evitar aglomeração na área de alimentação.

Os participantes, antes de se aproximar do buffet, deverão higienizar as mãos com álcool 70% e calçar luvas de plástico e fazer uso de máscara durante a elaboração do prato.

Os participantes poderão retirar a máscara somente no momento da alimentação e consumo de bebidas, exclusivamente quando estiverem sentados em cadeiras ou bancos, não podendo estar neste momento circulando no ambiente.

Serão instaladas lixeiras com dispositivo por pedal para abertura. As superfícies de apoio e aparadores para alimentos serão higienizadas regularmente. A higienização de mesas e cadeiras será reforçada, repetindo o procedimento para cada mesa encerrada e antes de receber novos clientes.

Os participantes serão orientados a pagar em cartões e, de preferência, por métodos de aproximação, e, quando usar dinheiro, higienizar as mãos depois.

Assim, o CBO 2021 espera realizar um congresso grandioso do ponto de vista científico, com total segurança sanitária para todos os envolvidos.  

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN