Página Inicial

Notícias


05/10/2021 11:35:00 Copa InterOftalmo 2021 - Confira as Regras e Etapas do Desafio

 

Você achou a copa do ano passado divertida? A 6ª Copa InterOftalmo do Conhecimento será ainda melhor! Mais diversão, novas etapas, mais criatividade, desafios ainda maiores!

Coordenador de curso de especialização credenciado pelo CBO, o primeiro passo e inscrever sua equipe de alunos em bit.ly/Copainteroftalmo2021

Lembrando que o prazo final para inscrição é até 8 de Outubro!

Cumprida essa primeira etapa, aqui vao as etapas e regras do Desafio:

A Copa será dividida em quatro etapas:

1ª etapa: Team Work!

Virtual (Eliminatória) - 13 a 17 de outubro

Participarão as 80 primeiras equipes inscritas.

2ª Etapa: Conhecimento Acima de Tudo!

Presencial (Eliminatória) - 23 de outubro (14:00 às 15:00h)

Participarão as 20 equipes mais bem classificadas na 1ª etapa

3ª Etapa: Não basta saber, tem que ser rápido!

Presencial (Eliminatória) - 23 de outubro (15:00 às 16:00h)

Participarão as 8 equipes mais bem classificadas na 2ª etapa

4ª Etapa: Vida ou Morte!

Presencial (Final) - 23 de outubro (16:30 às 18:30)

Participarão as 2 equipes mais bem classificadas na 3ª etapa

Regras gerais

- Cada equipe será formada obrigatoriamente por três alunos de um mesmo curso de especialização do CBO e representarão a instituição na qual estão inscritos. Um dos membros será o capitão da equipe e será responsável por toda a comunicação entre a organização e os membros do seu time.

- Só poderão participar das fases presenciais as equipes nas quais todos os membros pré-inscritos se comprometam a estar no Congresso do CBO 2021, no Centro de Convenções em Natal.

- As equipes subsequentes serão chamadas para substituir aquelas que não se comprometerem com a presença.

- Qualquer equipe que se comprometer a participar e não estiver com os três membros previamente inscritos nas fases presenciais serão punidas com a proibição de participação da instituição na próxima edição da Copa InterOftalmo, em 2022.

- Nenhum membro de equipe poderá ter ganhos que envolvam transações financeiras para a resolução dos desafios. A contratação de qualquer profissional desclassificará imediatamente a equipe e a sua da instituição será proibida de participar na próxima edição da Copa InterOftalmo, em 2022.

- Qualquer tentativa de hackear o site da Copa ou interferir de qualquer maneira no funcionamento dos desafios, por parte de algum membro da equipe, ou em nome da equipe, levará à desclassificação sumária da equipe e proibição de participação da instituição na próxima edição da Copa InterOftalmo, em 2022.

I - Team Work!

A 1a etapa vai do dia 13/10 ao dia 17/10 e é contínua. Todos os dias, às 18:00 serão disponibilizados novos enigmas na interface da copa que deverão ser decifrados pelos times. Notem que não serão perguntas, mas sim enigmas nas mais diversas apresentações. Estes enigmas exigem, principalmente, TRABALHO EM EQUIPE, CRIATIVIDADE e a capacidade de PENSAR FORA DA CAIXA.

Em nenhuma hipótese os coordenadores da Copa oferecerão qualquer informação adicional sobre os enigmas. A falta de informações faz parte da avaliação da capacidade dos times de resolver os enigmas.

Os enigmas são sequenciais e a equipe só poderá avançar ao enigma subsequente após resolver o primeiro. Cada equipe terá 24 horas para resolver os cinco enigmas daquele dia e serão computados os tempos levados para a resolução de cada enigma. Ao final de 24 horas os enigmas anteriores serão retirados e novos serão disponibilizados. A classificação final será pelo número total de enigmas resolvidos ao longo dos dias e o critério de desempate será a soma total do tempo gasto em todos os enigmas resolvidos.

 

De tal maneira que, por exemplo:

A Equipe 1 completa 24 enigmas durante a primeira fase.

A Equipe 2 completa 22 enigmas durante a primeira fase.

A Equipe 3 completa 24 enigmas durante a primeira fase.

Equipe 1 e 3 empataram.

A Equipe 1 gastou 46 horas para completar os seus 24 enigmas.

A Equipe 3 gastou 37 horas para completar os seus 24 enigmas.

Equipe 3 é a vencedora desta fase.

As 20 melhores equipes passarão para a segunda fase da competição. As demais poderão continuar jogando como times extraoficiais, mas não serão mais classificadas.

A liberação dos enigmas seguirá o seguinte cronograma:

13/10 - 18:00h - Quarta-feira -                              Abertura de Enigmas 01-05 (5 Enigmas)

14/10 - 18:00h - Quinta-feira -                Abertura de Enigmas 06-10 (5 Enigmas)

15/10 - 18:00h - Sexta-feira -                   Abertura de Enigmas 11-15 (5 Enigmas)

16/10 - 18:00h - Sábado -                         Abertura de Enigmas 16-20 (5 Enigmas)

17/10 - 18:00h - Domingo -                      Encerramento da Primeira Fase

 

II - Conhecimento Acima de Tudo!

No dia 23/10 das 14:00 às 15:00h, na Sala 12 do Centro de Convenções de Natal, acontecerá a segunda fase: Conhecimento Acima de Tudo! 

Nesta fase as equipes estarão presencialmente em Natal, e responderão uma bateria de testes em tempo real junto com a sempre animada plateia, sempre respeitando as determinações sanitárias.  O conhecimento oftalmológico é fundamental. A classificação será feita pelo número de questões acertadas por cada equipe, o critério de desempate será feito pelas primeiras questões respondidas corretamente. As oito primeiras equipes passarão para a fase seguinte e precisarão de algo mais do que o conhecimento oftalmológico para terem sucesso.

III - Não basta saber, tem que ser rápido!

No dia 23/10 das 15:30 às 16:30h, na Sala 12 do Centro de Convenções de Natal, acontecerá a terceira fase: Não basta saber, tem que ser rápido! 

As oito equipes classificadas na fase anterior passarão para esta fase, que será o jogo de perguntas do tipo Passa-Repassa ou Jeopardy, como nas outras edições da copa. Nesta fase o conhecimento é fundamental, mas só levará a vitória se a equipe for rápida e tiver uma boa estratégia. Apenas duas equipes irão para a grande final.

IV – Vida ou Morte!

No dia 23/10 das 16:30 às 18:30h, no Centro de Convenções de Natal, acontecerá a terceira fase e derradeira final: Vida ou Morte! 

Este ano a comissão organizadora não poupou esforços e criatividade para a esta inovadora competição. Não serão divulgados detalhes da competição, mas por ela passará apenas a equipe que tenha corações fortes.

A equipe vencedora será premiada!

Coordenadores da 6ª Copa InterOftalmo do Conhecimento

Felipe Taguchi

Rafael Kobayashi

Rafael Arantes

Pedro Carricondo

Sérgio H. Teixeira

Wallace Chamon

 

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transporte Terrestre

Transporte Terrestre

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Mídia de Apoio

Agência de Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Diamante

Genom

Patrocinador Prata

Alcon
Essilor
Johnson & Johnson
Latinofarma

Patrocinador Bronze

Adapt
Apramed
Bausch+Lomb
BVI Brasil
Zeiss

Apoio

Unimed Natal

65º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

21 a 23 de outubro de 2021 | Natal/RN